15/12/2013 às 17:53, atualizado em 17/05/2016 às 14:57

Centro de Mídia Livre vira espaço de criação e debates no “GDF Junto de Você”

Acesso a novas tecnologias e uso da mídia digital estão entre assuntos que espaço oferece

Por Marcelo Ferreira, especial para a Agência Brasília


. Foto: Mary Leal

 GAMA (15/12/13) – O “GDF Junto de Você” no Gama abriu para a população nesta sexta, sábado e domingo o Centro de Mídia Livre. No espaço, o público presente pôde usar computadores ligados à internet para pesquisas, escrever e-mails e, no caso das crianças, se divertir com jogos educativos.

 

Maria do Socorro Batista Garcias, 54 anos, moradora do Gama Oeste, explica que foi ao espaço do Centro de Mídia para levar os netos, mas que também adorou. “Eu não sei mexer em nada disso, mas os professores são atenciosos. Meus netos não querem nem sair daqui”, comentou.

 

Rebeca, de 7 anos, e João Pedro, de 8, netos de Dona Socorro, aproveitaram o espaço para curtir os joguinhos. “Gostei muito porque não tenho em casa. Estou me divertindo”, disse João Pedro, sem tirar os olhos da tela.

 

Juan Felipe, 25 anos, monitor, explica que mídia livre é um conceito que vem crescendo no mundo todo e se baseia na possibilidade de os usuários de computador colaborarem no desenvolvimento e aprimoramento de programas de uso livre, conhecidos como softwares abertos.

 

O “Centro de Mídia Livre, dentro do projeto ‘GDF Junto de Você’, promove vários processos de formação em produção de mídias e diálogos entre a juventude da cidade, produtores culturais, educadores populares e artistas locais”, explicou Diego Mendonça, 32 anos, responsável pelo espaço.

 

Além de acompanhar e orientar os frequentadores, no estande do Centro de Mídia Livre ocorre uma mostra dos trabalhos desenvolvidos pelos próprios usuários.

 

(M.F./M.D.)