14/01/2014 às 14:57

Viaduto da UnB no Gama é inaugurado

Obra permitirá que condutores façam retorno sem que ônibus do Expresso DF precisem parar

Por Fábio Magalhães, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões / GDF

 BRASÍLIA (14/1/14) – Foi inaugurado, nesta terça-feira (14), o viaduto localizado em frente ao campus da Universidade de Brasília (UnB) no Gama. A obra faz parte do complexo viário do Expresso DF Sul e beneficiará, diariamente, mais de 65 mil pessoas que trafegam pela região.

 

“Essa entrega tem significado especial justamente porque é a maior obra de mobilidade do nosso país. Com esse viaduto em frente à UnB, estamos evitando os riscos para a nossa população, para os estudantes e professores. Essa é uma obra de altíssima qualidade e que mostra a marca do nosso governo”, frisou o governador Agnelo Queiroz, acompanhado do vice-governador, Tadeu Filippelli.

 

Ao todo, serão investidos R$ 533 milhões, com contrapartida do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade. Nos últimos meses foram entregues à população as obras do viaduto do Caub I e do Balão do Periquito.

 

O viaduto da UnB, construído sobre a DF-480, permitirá que os condutores que entram no Gama ou que de lá saiam possam fazer retornos sem que esse procedimento force a parada dos ônibus que operarão na faixa exclusiva. Com isso, está garantida maior agilidade no deslocamento até o Plano Piloto, que deverá durar cerca de 40 minutos quando o novo sistema de transporte estiver concluído.

 

“O BRT representa 42 Km de estradas contínuas e isso faz com que o projeto do BRT de Brasília seja diferente de qualquer outro no país. Nós escolhemos a melhor forma de fazê-lo, no jeito mais seguro, mais preciso e mais ético, e são essas coisas que vão mudar a estrutura do transporte do DF”, destacou o vice-governador, Tadeu Filippelli, durante a solenidade de inauguração.

 

Para os moradores, a entrega do viaduto, assim como todas as obras de mobilidade que estão acontecendo na cidade, representa uma nova era, sobretudo no campo da qualidade de vida. Morador do Gama há 41 anos, o aposentado Arquimédio da Cruz, 76 anos, afirma nunca ter visto tantos investimentos feitos de uma única vez na cidade.

 

“Essas obras vão melhorar em 100% a nossa vida, principalmente em relação ao sufoco tremendo que tínhamos antes no trânsito da cidade. Esse viaduto é uma bênção que o governador nos deu”, destacou Cruz.

 

A aposentada Dalvaci Felícia da Silva, 58 anos, também mora na cidade e comemorou a inauguração do novo viaduto. Ela, que há 32 anos se desloca diariamente do Gama ao Plano Piloto, garante que poupará tempo durante o trajeto rumo ao centro da capital.

 

“Essa obra representa a salvação da lavoura. Para mim, é uma atitude do GDF que merece nosso respeito e que vai melhorar muito a nossa cidade. Antes, gastava cerca de 1h20 para chegar ao Plano Piloto fora do horário de pico. Agora, mesmo em obras, gasto apenas 40 minutos. Já é possível ver as melhorias”, opinou Dalvaci.

 

De acordo com o governador, até o final de fevereiro a primeira etapa do Expresso DF Sul deverá ser concluída. O chefe do Executivo local lembrou, ainda, durante a solenidade, que neste ano também serão iniciadas as obras do Expresso DF Norte e Sudoeste.

 

(F.M/M.D.*)