27/01/2014 às 19:38

Obras em viaduto de Ceilândia são iniciadas

Equipes da Novacap já estão nas ruas, e o investimento será de R$ 1,7 milhão

Por Fábio Magalhães, da Agência Brasília


. Foto: Hmenon Oliveira

 BRASÍLIA (27/1/14) – Começaram hoje as obras para expansão da rede de águas pluviais na região da QNN 05/07 de Ceilândia, onde duas pessoas morreram afogadas. Serão investidos cerca de R$ 1,7 milhão, e os trabalhos devem ser concluídos em 70 dias.
 

De acordo com o  diretor de Urbanização da Novacap, Erinaldo Sales, foram feitos diversos estudos na região e uma videoinspeção apontou que uma tubulação de 1,2m do Metrô estava interligada na rede de águas pluviais, de 1m, da Novacap. Essa ligação, portanto, não dava vazão necessária à água do local e ocasionava alagamentos.
 

Com a reforma, a rede do Metrô de 1,2m passará para  1,5m e será ligada diretamente a uma galeria de águas pluviais. Essa medida fará com que a rede de 1m, onde estão os bueiros, fique livre somente para receber a água que escoa no viaduto.
 

Como medida complementar, a Novacap também fará alterações na tubulação próximo à área de alagamento, de forma que a água das quadras mais elevadas não escoe para a pista de baixo do viaduto e que a rede seja suficiente para drenar a água das chuvas.
 

Pelo cronograma, as equipes  começam a trabalhar nas quadras próximas ao ponto de alagamento para aumentar os pontos de drenagem e, posteriormente, quando for finalizada essa etapa, as intervenções sob o viaduto começarão.

 

(F.M./M.D.*)