02/03/2014 às 14:36

Parque da Cidade tem iluminação reforçada

Revitalização da área também prevê nova pista de caminhada, entre outras obras

Por Da Casa Civil


. Foto:Samira Pádua

 BRASÍLIA (2/3/14) – O novo sistema de iluminação do Parque da Cidade começou a ser instalado esta semana. As melhorias fazem parte das intervenções planejadas para a revitalização do local, que ainda envolve construção de nova pista de caminhada, reconstrução de alambrado, novo acesso, câmeras de segurança, entre outros.

 

De acordo com o projeto elaborado pela Companhia Energética de Brasília (CEB), serão instaladas mais luminárias nos locais pouco iluminados. Os trechos com lâmpadas deficientes também receberão novos equipamentos. O investimento previsto é de R$ 2,5 milhões.

 

“Isso vai garantir mais segurança, aumentar a frequência noturna e trazer mais tranquilidade ao usuário”, avaliou o administrador do Parque da Cidade, Paulo Dubois.

 

Analista de sistemas, Renato de Almeida, 34 anos, vai ao parque pelo menos duas vezes por semana para caminhar e fazer leituras. Para ele, a revitalização é bem-vinda. “A população merece isso. Acho que é fundamental e necessário, para que todos os moradores possam frequentar mais o parque”, opinou.

 

Pista de caminhada – Outra medida que avançou nos últimos dias foi o lançamento da licitação da nova pista. Com 10 km de extensão. Ela minimizará o conflito entre pedestres e ciclistas.

 

A nova via será destinada aos usuários de bicicletas e patins, enquanto a antiga continuará servindo aos pedestres.

 

A revitalização do Parque da Cidade é coordenada pela Casa Civil do Distrito Federal e compreende, pelo menos, dez ações com o objetivo de levar mais conforto e segurança aos usuários. As obras são de responsabilidade dos órgãos executores, como Novacap, Secretaria de Obras, CEB, Caesb e a Administração de Brasília.

 

“Estamos acompanhando e cobrando dos órgãos a agilidade na execução dessas obras, tendo em vista que o governador Agnelo estipulou o Parque da Cidade como uma das prioridades de governo”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil, Swedenberger Barbosa.

 

A curto prazo, estão previstas, ainda, a restauração dos alambrados, a abertura de um novo acesso na 912/13 Sul, a instalação de câmeras de segurança e a implantação de novos bebedouros.

 

(M.D.*)