Cerca de 5 mil pessoas serão beneficiadas com as obras

" /> Cerca de 5 mil pessoas serão beneficiadas com as obras

">

14/03/2014 às 23:44

Colônia Sucupira, no Riacho Fundo I, ganhará redes elétrica e de esgoto

Cerca de 5 mil pessoas serão beneficiadas com as obras

Por Leandro Cipriano, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões / GDF

RIACHO FUNDO (14/3/14) – As ordens de serviço para começar as obras do sistema de esgotamento sanitário e a infraestrutura elétrica da Colônia Agrícola Sucupira, no Riacho Fundo I, foram assinadas nesta sexta-feira (14) pelo governador Agnelo Queiroz, durante a 6ª edição do “GDF Junto de Você”.


Com a implantação da rede de esgoto na região, 1.122 residências e cerca de 4 mil pessoas serão beneficiadas. Já a nova estrutura elétrica atenderá a demanda de aproximadamente 5 mil habitantes, o equivalente a 80% da população de Sucupira.

 

“Trazer boas notícias como essa, e ainda no aniversário da cidade, é manter a qualidade de vida dos moradores. Implantar o sistema de esgoto é garantir condições de saúde indispensáveis para a comunidade, e trazer a estrutura elétrica evita os riscos que corriam fazendo gambiarras”, afirmou Agnelo Queiroz, em visita à Prefeitura Comunitária da Colônia Agrícola.

 

Segundo Mário Blanco, gerente regional de Sucupira, as medidas são essenciais para atender os anseios dos habitantes. A implantação de um sistema sanitário na região, que atualmente usa fossas sépticas, é uma das demandas mais antigas da comunidade.

 

“Com o esgotamento é certeza que a população e o meio ambiente serão beneficiados. E sobre a infraestrutura elétrica, haverá uma segurança maior para os moradores, porque não terão queda de energia e não precisarão fazer gambiarras”, disse Blanco.

 

Outras melhorias também foram anunciadas pelo governador durante a visita à Prefeitura. Entre elas a construção de 700km do sistema de drenagem pluvial entre Núcleo Bandeirante e Riacho Fundo I, a criação de quatro Pontos de Encontro Comunitários (PECs), e a liberação do edital para reconstruir a Escola Classe 01, mais conhecida como “Escola Verde”.

 

OBRAS – Serão construídos 11 mil metros de ramais condominiais e cerca de 5 mil metros de redes públicas para as obras de esgotamento sanitário. O sistema contará com duas estações elevatórias e respectivas linhas de recalque, que transportam a água. O prazo de conclusão previsto pela Caesb é de 18 meses.

 

“Essa obra não tem financiamento federal. Será o GDF investindo R$ 12 milhões dos próprios recursos em Sucupira. Isso é melhoria na qualidade de vida, e vontade política para fazer acontecer”, declarou o vice-governador Tadeu Filippelli, que também assinou as ordens de serviço.

 

Todo o esgoto gerado na localidade será encaminhado à Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Riacho Fundo, para ser tratado e, posteriormente, lançado no corpo receptor do córrego da região administrativa.

 

SUCUPIRA – A região não teve uma criação oficial, sendo que começou a ser ocupada há mais de quatro décadas. No início, os terrenos eram utilizados por pequenos agricultores que exploravam hortaliças e criações de aves e bovinos.

 

Com a especulação imobiliária, os terrenos da colônia foram parcelados e vendidos a quem não trabalhava com a terra. Atualmente, das cerca de 50 propriedades do local, apenas 11 não foram parceladas.

 

(L.C./I.M*.)