14/03/2014 às 18:46, atualizado em 17/05/2016 às 14:57

Estudantes do Riacho Fundo aprendem brincando durante “GDF Junto de Você”

As crianças aprenderam sobre trânsito e limpeza urbana através  de jogos e teatro

Por Kelly Ikuma, da Agência Brasília

 RIACHO FUNDO (14/3/14) – Aprender brincando foi a forma como dezenas de crianças da Escola Classe 02 do Riacho Fundo passaram parte da manhã desta sexta-feira (14) em uma das tendas montadas no “GDF Junto de Você”. DER, Detran e SLU ensinaram por meio de jogos e apresentação de teatro boas maneiras no trânsito e mostraram como deve ser feita a coleta seletiva e, consequentemente, a preservação do meio ambiente.

 

A transitolândia, escola vivencial de trânsito do DER, abriu as atividades com uma palestra sobre como o pedestre deve se portar em momentos diversos, e, em seguida, houve interação com as crianças por meio de um jogo de sete erros. “O índice de acidentes está alto e pode ser por falta de informação. Queremos que os pequenos sejam multiplicadores desses ensinamentos”, afirmou a monitora da atividade, Alini Pabline.

 

A espectadora Halana Feitosa, de 9 anos, se empolgou com a atividade e não se intimidou em dizer que ela é a professora dos pais quando o assunto é trânsito. “Mesmo assim acho importante aprender coisas novas. Eles falaram aqui como atravessar a faixa com bicicleta e como escapar de acidentes”, destacou a aluna do quarto ano.

 

Logo em seguida, o teatro do Detran começou a apresentação da peça Levando a Vida na Faixa, que já existe há dois anos. “Fazemos várias enquetes sobre a faixa de pedestre. O trânsito hoje está complicado, e as crianças com a peça absorvem um conteúdo já conhecido e aprendem a colocar em prática e ensinam seus responsáveis essa realidade”, ressaltou o coordenador do grupo, João Leonardo Costa.

 

O passo a passo da coleta seletiva foi mostrado por meio de apresentação teatral do grupo Defensores do Planeta do SLU, que está na ativa desde 2005. Com os personagens Sujão, Dona Natureza, Dr. Reciclagem e Joaninha, eles mostram de maneira lúdica a importância da prática. “Se não cuidarmos do meio ambiente, será um caos no futuro. Ensinamos as crianças porque elas são um papel branco e podem repassar o que aprenderam”, destacou o técnico de gestão José Nildo Gomes.

 

Ser multiplicador do aprendizado é uma das habilidades da aluna da mesma turma Alana Victória Barbosa. “A coleta seletiva é importante para não causar poluição na cidade e passar doença para as pessoas. Lá em casa todos separam o lixo porque ensinei a eles o que aprendi na TV e na escola”, relatou com orgulho a pequena professora.

 

(K.I./M.D.*)