16/03/2014 às 12:03, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

Caesb em primeiro lugar no ranking de ouvidorias do GDF

Lista foi divulgada para comemorar o Dia do Ouvidor, celebrado em 16 de março

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Transparência e Controle


. Foto: Pedro Ventura

BRASÍLIA (16/3/14) – Para comemorar o Dia do Ouvidor, celebrado em 16 de março, a Ouvidoria Geral do Distrito Federal divulgou o ranking dos órgãos do governo que se destacaram na resolução de pedidos nos primeiros meses deste ano. A Caesb ficou em primeiro lugar, com 90,48% dos seus casos resolvidos.

 

Ao todo, seis órgãos do GDF se destacaram. Confira o gráfico abaixo com a lista dos que tiveram um alto grau de resolubilidade aos chamados recebidos.

 

De acordo com a Ouvidora Geral do DF, Vera Lúcia Coelho, nos três últimos anos, os ouvidores têm sido instrumentos importantes de promoção da participação social.

 

“A rede de ouvidorias tem o legado de legitimar a voz do cidadão e, com isso, aprimorar a prática da transparência. Comemoramos pela terceira vez esse dia no GDF com um saldo bastante positivo, já que criamos a maior rede de ouvidorias do país, sendo uma em cada órgão público do DF”, afirmou Lúcia Coelho.

 

O governo local foi o idealizador do número de telefone gratuito 162, único para acesso às ouvidorias. Atualmente tem extensão nacional e foi incluído à rede de ouvidorias na internet, o que possibilita ao cidadão acesso 24h.

 

Atualmente, a rede do DF conta com 96 ouvidorias especializadas, sendo que 58% delas são lideradas por mulheres, e 42%, por homens. A Ouvidoria Geral do DF é responsável pela coordenação dos trabalhos das ouvidorias de cada órgão do governo local, que tem autonomia para cadastrar, analisar e tramitar as manifestações recebidas: reclamações, sugestões, elogios e informações.

 

 

TABELA X

 

 

(L.C/J.S*)