22/03/2014 às 19:47, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

Secretaria de Transparência fiscaliza folha de pagamento do GDF

Auditoria é realizada constantemente para evitar irregularidades no gasto com pessoal, considerada uma das maiores despesas do Executivo local

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Transparência e Controle

BRASÍLIA (22/3/14) – A Secretaria de Transparência e Controle do Distrito Federal (STC) mantém uma equipe de 23 técnicos para fiscalizar, constantemente, a folha de pagamento dos servidores dos órgãos das administrações direta e indireta do GDF. O objetivo é evitar a ocorrência de erros e irregularidades.
 

A auditoria, promovida pela Controladoria-Adjunta de Pessoal, inclui a vistoria do pagamento de servidores ativos, aposentados, reformados, pensionistas, civis e militares, além das admissões.
 

“Esse trabalho é de grande importância para evitar prejuízos ao erário, cuja despesa, em fevereiro de 2014, girou em torno de R$ 1,3 bilhão. A nossa auditoria é realizada desde o ingresso do servidor no GDF até a sua aposentadoria”, explicou a controladora-adjunta de Pessoal da STC, Elene Maria Mello.
 

Segundo ela, o montante de recursos gastos com pessoal confirma a necessidade e a importância do trabalho. Em função disso, o órgão passou a utilizar os dados gerados pelo Observatório do Gasto Público (OGP).
 

Criado em 2013, o OGP é uma unidade de produção de informações estratégicas que utiliza tecnologia de ponta para cruzar as bases de dados do governo. O objetivo do sistema é prover o GDF de um sistema gerencial centralizado, capaz de auxiliar na tomada de decisões, melhorar os mecanismos de prevenção e combate à corrupção e fortalecer a transparência pública.
 

Ao final, os relatórios de auditoria de pessoal são enviados para compor a prestação de contas do governador. Com isso, os pareceres, propostas de diligências e relatórios referentes aos atos de aposentadorias, reformas, pensões civis e militares e admissão de pessoal são analisados e julgados pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).
 

(A.S/J.S*)