Entrada pela 912/913 Sul reduzirá congestionamentos na região

" /> Entrada pela 912/913 Sul reduzirá congestionamentos na região

">

26/03/2014 às 23:13

Parque da Cidade ganhará novo acesso

Entrada pela 912/913 Sul reduzirá congestionamentos na região

Por Leandro Cipriano, da Agência Brasília


. Foto: Brito

BRASÍLIA (26/3/14) – O GDF iniciou este mês as obras para abrir um novo acesso de veículos ao Parque da Cidade, na altura da 912/13 Sul, para desafogar o trânsito no local. Com um investimento de aproximadamente R$ 873 mil, as intervenções têm previsão de terminarem no início do segundo semestre deste ano.


“Essa obra vai trazer grande conforto a quem utiliza com frequência o espaço próximo a W3 Sul. Essa é uma reinvindicação antiga da comunidade, e atenderá tanto os usuários do parque quanto os dos colégios próximos, melhorando o fluxo de veículos”, afirmou o administrador do Parque da Cidade, Paulo Dubois.

 

Devido à proximidade com uma galeria de águas pluviais, será construído, também, uma pequena laje de cobertura no local.

 

Para o secretário-geral do Colégio Olimpo, Isaias Aparecido, que trabalha na 912/13 Sul, o novo acesso beneficiará toda a quadra, onde também funcionam outras escolas privadas e o Centro de Ensino Médio Setor Oeste.

 

“A partir das 7h o engarrafamento já é incontrolável. Por aqui passam em torno de 80 mil a 100 mil carros por dia e essa obra vai melhorar o fluxo de veículos”, comentou Isaias.

 

“Um acesso como esse deve facilitar bastante o trânsito nessa região. É uma medida do governo muito bem vinda e atenderá a reinvindicação dos usuários”, disse Wagner Jobson, assistente financeiro que utiliza diariamente a pista na 912/13 Sul.

 

A aposentada Marlucia Aguiar, 57 anos, leva o filho todos os dias ao Colégio Olimpo, e enfrenta o tráfego já no início do dia: “Com tanto congestionamento, da forma que está, é perigoso. Com essa mudança, o trânsito vai desafogar, permitindo que os alunos cheguem a tempo nas escolas”, afirmou.

 

AÇÕES – A mudança faz parte de um conjunto de ações realizadas desde o ano passado com o objetivo de revitalizar o Parque da Cidade.

 

Uma licitação para construir uma pista de cooper está em fase de abertura das propostas de empresas interessadas. Serão 10km de extensão para minimizar o conflito de espaço entre pedestres e ciclistas. A antiga via servirá aos usuários de bicicletas e patins.

 

Também estão em andamento a instalação de postes e lâmpadas nos estacionamentos do parque. Além disso, a Caesb identificou pelo menos 10 locais onde poderão ser instalados bebedouros públicos.
 

A revitalização do Parque da Cidade é coordenada pela Casa Civil do DF e compreende pelo menos 10 ações, com o objetivo de levar mais conforto e segurança aos usuários. As obras são de responsabilidade de órgãos como Novacap, Secretaria de Obras, CEB, Caesb e Administração de Brasília.

 

(L.C./I.M*.)