" /> ">

28/03/2014 às 19:09, atualizado em 17/05/2016 às 14:54

Serviços de saúde estão entre os mais populares no “GDF Junto de Você”

“Carreta da Mulher” e aferição de pressão arterial, glicose e colesterol permitem diagnósticos rápidos para os moradores da região

Por Fábio Magalhães, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

SAMAMBAIA (28/3/14) – Os serviços de saúde oferecidos nesta sétima edição do “GDF Junto de Você” despertou a atenção dos moradores de Samambaia que buscaram, nesta sexta-feira (28), atendimento nas mais variadas áreas. Entre os principais serviços do evento está a “Carreta da Mulher”, que disponibiliza 50 ecografias e 55 mamografias durante cada dia do evento.

 

Para a costureira Marilene dos Santos, 64 anos, a unidade móvel da Secretaria de Saúde facilita o acesso das pessoas aos serviços básicos, como a mamografia, que ela conta nunca ter feito.

 

“Nunca fiz a mamografia por trabalhar demais e por medo também. Resolvi fazer hoje porque essa carreta me deu a oportunidade. É uma atitude maravilhosa e que ajuda a população a cuidar da saúde”, destacou.

 

Também moradora de Samambaia, Maria das Graças Brito, 46 anos, é outra mulher que estava à espera de atendimento na unidade móvel do GDF. Para ela, esta será a primeira vez que faz o exame que detecta o câncer de mama.

 

“Não fiz antes por não ter a idade recomendada. Agora, aproveitei que a carreta está aqui em Samambaia para fazer o exame, já que o médico me pediu há poucos dias no check up que estou fazendo. Aqui é mais rápido e mais fácil de fazer”, acrescentou Maria das Graças.

 

Outro serviço popular entre os vários estandes do “GDF Junto de Você” é a aferição da pressão arterial e das taxas de glicose e colesterol. Para a dona de casa Severina da Silva, 70 anos, “essa é uma boa oportunidade para cuidar da saúde”.

 

Já a aposentada Maria do Socorro da Costa, 61 anos, garantiu que a presença dos técnicos da Secretaria de Saúde na cidade fez com que ela antecipasse a aferição da glicose e colesterol, que estava prevista apenas para o mês de outubro.

 

“Faço esse tipo de exame apenas de ano em ano e com essa oportunidade resolvi fazer logo. Essa aqui é uma boa ação para os moradores”, concluiu Costa, que também participou das atividades da “Carreta da Mulher”.

 

(F.M/J.S*)