Benefício permite que pessoas da terceira idade sejam tratadas com mais dignidade

" /> Benefício permite que pessoas da terceira idade sejam tratadas com mais dignidade

">

11/04/2014 às 21:31, atualizado em 17/05/2016 às 14:52

Cartão do Idoso é entregue a moradores do Recanto das Emas

Benefício permite que pessoas da terceira idade sejam tratadas com mais dignidade

Por Fábio Magalhães, da Agência Brasília

. Foto:Dênio Simões/GDF

 

RECANTO DAS EMAS (11/4/14) – Idosos que utilizam o transporte público do Distrito Federal contam com um novo benefício que permite passar gratuitamente pela catraca dos ônibus. O Cartão do Idoso, lançado neste mês, foi entregue a 10 moradores do Recanto das Emas, nesta sexta-feira (11), durante a 8ª edição do “GDF Junto de Você”, na cidade.

 

“Fazemos hoje a entrega simbólica dos cartões, um ato que acontecerá com todos os idosos do DF. Esta é uma oportunidade para dar mais alternativas às pessoas da terceira idade, e também, de certa forma, proporcionar mais cidadania”, frisou o governador Agnelo Queiroz.

 

Apesar de o porte do documento não ser obrigatório, pessoas com idade igual ou superior a 65 anos querem tê-lo, principalmente pelo fato de dar mais comodidade ao poder transitar por todo o ônibus, e não ficar mais restrito ao espaço antes da roleta, como acontecia antes do lançamento desse serviço pelo governador.

 

“É muito importante oferecer esse benefício para os idosos. Às vezes, na frente do ônibus, não tem lugar para sentarmos. Com o cartão, posso passar a roleta e sentar com os outros passageiros. Pego ônibus todos os dias para ir à casa da minha filha, ao médico, até para ir ao forró. Isso é muito bom”, aprovou o aposentado José Dias Belfort, 89 anos.

 

Assim como Belfort, outros idosos moradores do Recanto das Emas poderão ter o cartão em mãos com praticidade. Durante o “GDF Junto de Você” na cidade, uma unidade do DFTrans emitirá, na hora, o documento, mediante solicitação do usuário.

 

Nos demais dias, o cartão será expedido nos postos do Sistema de Bilhetagem Automática da autarquia, no Conic, Galeria dos Estados, Gama, Sobradinho e Taguatinga. Para solicitá-lo, é necessário que o idoso esteja com a carteira de identidade e foto 3×4.

 

(F.M./I.M*)