12/04/2014 às 20:42, atualizado em 17/05/2016 às 14:51

Agricultura atrai crianças no “GDF Junto Você”

Visitantes receberam mudas e orientações de como plantá-las

Por Vaneska Freire, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

RECANTO DAS EMAS (12/4/14) – Uma pescaria ecológica atraiu dezenas de crianças ao stand do Sistema Agricultura, formado pela Secretaria de Agricultura, Ceasa-DF e Emater-DF, neste sábado (12). Em vez de peixes, as crianças pescaram CDs com perguntas sobre o setor. Quem acertava recebia uma mudinha de alface. Cerca de 300 mudas são distribuídas por dia. A ação faz parte do “GDF Junto de Você”, que levará serviços de todas as secretarias e empresas públicas do DF à população do Recanto das Emas até este domingo (13).

 

“As perguntas são sobre agricultura e meio ambiente, mas com um baixo grau de dificuldade, para que as crianças consigam responder. Já a muda de alface é dada para estimular o consumo de alimentos mais saudáveis”, explicou o engenheiro agrônomo da Ceasa-DF, Marcos Franco.

 

Uma das pescadoras foi a pequena Sara, 3 anos. Empolgada, ela disse que agora vai comer a salada. “Ela está encantada, é muito difícil fazer uma criança comer qualquer coisa que seja verde hoje em dia, mas acho que com a muda, plantada por ela mesma, pode ser mais fácil convencê-la”, afirmou a mãe da pequena, Tatiane Miranda, 30 anos.

 

Enquanto as crianças se divertiam, os técnicos do Sistema Agricultura aproveitaram para apresentar aos pais os programas das três instituições. “Temos o mostruário de frutas, verduras e legumes, as árvores de reflorestamento e os programas de incentivo à alimentação saudável e desenvolvimento rural sustentável”, ressaltou o engenheiro agrônomo.

 

REFLORESTAR – O foco do programa “Reflorestar” é a recuperação e proteção dos recursos hídricos, a conservação do solo e a educação ambiental. O objetivo é auxiliar os produtores rurais a se adequarem às normas ambientais, com disponibilização de espécies nativas do Cerrado para a recuperação das áreas de preservação da reserva legal das propriedades.

 

AGROQUALIDADE – Voltado para os produtores e comerciantes de atacado, a ideia é promover a melhoria do abastecimento de produtos de hortifrutigranjeiros com a aplicação da segurança alimentar e nutricional do Distrito Federal e Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE). A “Agroqualidade” inclui a higienização e padronização das caixas plásticas; rotulagem atrelada à rastreabilidade; monitoramento de resíduos de agrotóxicos; classificação dos produtos hortifrutícolas; e gerenciamento de resíduos sólidos.

 

(V.F/J.S*)