23/04/2014 às 22:01

Mais de 4 mil roupas falsificadas são apreendidas em Taguatinga

Operação na Feira dos Goianos também resultou na prisão de sete pessoas e interdição de oitos bancas

Por Vaneska Freire, da Agência Brasília


. Foto: Mary Leal

BRASÍLIA (23/4/14) – A operação “Goiás II”, realizada nesta quarta-feira (23) na Feira dos Goianos, em Taguatinga, resultou na apreensão de aproximadamente 4 mil peças de roupas falsificadas. Durante a ação da Polícia Civil e da Secretaria de Ordem Pública e Social (SEOPS), sete pessoas foram presas e oito bancas foram interditadas.

 

Segundo o subsecretário de Operações, da Seops, coronel Luciano Teixeira, os locais que comercializavam as roupas já haviam sido identificadas. “O Comitê Contra Pirataria no DF faz ações para impedir a venda de produtos falsificados. Já estávamos monitorando o local e a investigação durou cerca de 20 dias”, declarou aos jornalistas em coletiva de imprensa realizada agora à tarde.

 

Ao todo, foram detidos seis donos de banca e um vendedor. Eles responderão por violação de marca. “Esse é um crime de menor potencial ofensivo, com pena de 1 a 3 meses de reclusão. Os suspeitos assinaram um termo de compromisso e foram liberados, mas ainda responderão ao processo”, explicou o delegado de Combate aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DCPIM), Paulo Henrique de Almeida.

 

As roupas ficarão à disposição da Justiça e, após o encerramento do inquérito, serão destruídas. “Além de ter qualidade inferior e usar indevidamente uma marca registrada, esses produtos não recolhem tributos”, ressaltou o delegado.

 

Cerca de 50 agentes das duas instituições participaram da ação. Esta é a segunda operação desse tipo. A primeira aconteceu há cerca de 40 dias e resultou na apreensão de 5 mil peças de 17 marcas famosas.

 

(V.F/J.S*)