24/04/2014 às 11:03, atualizado em 06/12/2016 às 13:13

​Artesãos do DF visitam feira no Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Secretaria de Turismo aposta na disponibilização de espaços organizados de exposição para o crescimento do setor

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Trabalho

. Foto: Mary Leal / Arquivo

 BRASÍLIA (23/4/14) – Artesãos de todo o Distrito Federal participam, até o próximo domingo (27), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, da 8ª edição da Feira Internacional de Artesanato. O evento, que reúne expositores de várias partes do mundo, conta com o apoio do GDF, que está levando os pequenos artesãos brasilienses para conhecerem a mostra.

 

De acordo com levantamento da Diretoria de Empreendimentos e Geração de Renda da Secretaria de Trabalho, existem, no Distrito Federal, cerca de 8 mil artesãos cadastrados. Por isso a necessidade de espaços organizados pelo poder público para garantir a exposição e comercialização desses produtos, como a Feira da Torre de TV e a Feira na Torre de TV Digital.

 

“Existem ainda vários outros pontos públicos de comercialização, como, por exemplo, os oferecidos pela Rota do Artesanato na Praça do Índio, setores Bancários Sul e Norte, Parque da Cidade e, em breve, na Galeria dos Estados e em estações do metrô”, acrescentou o titular da Diretoria de Empreendimentos e Geração de Renda, Anselmo Barbosa.

 

Para o secretário de Trabalho, Wagner Rodrigues, existe no GDF uma preocupação em monitorar e fiscalizar os produtos comercializados nos espaços destinados ao artesanato. Ele é enfático ao dizer que não é permitido produtos industrializados nas feiras desse segmento.

 

“Essa mistura de produtos prejudica o artista que precisa competir com um produto não manual, inclusive no quesito preço, já que muitas vezes o artesanato precisa ser vendido por um valor abaixo do que realmente vale. A concorrência, muitas vezes, é injusta”, avaliou o secretário.

 

(F.M./M.D.*)