Página apresenta mudanças no layout e oferece ainda mais conteúdo: agora, é possível consultar a escala dos profissionais de Saúde

" /> Página apresenta mudanças no layout e oferece ainda mais conteúdo: agora, é possível consultar a escala dos profissionais de Saúde

">

29/04/2014 às 11:01, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

Governo do Distrito Federal tem novo Portal da Transparência

Página apresenta mudanças no layout e oferece ainda mais conteúdo: agora, é possível consultar a escala dos profissionais de Saúde

Por Da Secretaria de Transparência e Controle

BRASÍLIA (28/4/14) – A nova versão do Portal da Transparência entrou no ar nesta segunda-feira (28) e pode ser acessada pelo endereço www.transparencia.df.gov.br. A partir de agora, a consulta às informações sobre o Governo do Distrito Federal (GDF) ficou mais fácil e dinâmica, permitindo, ainda, o cruzamento e o download dos dados em formato aberto. As novidades, porém, vão além da parte visual. O Portal da Transparência passa a divulgar, a partir de agora, a escala de trabalho dos profissionais da Saúde, a lista de beneficiários do Cartão Escolar e as informações sobre convênios e repasses.

 

“Melhoramos a linguagem para o acesso à população, substituímos os relatórios estáticos por relatórios dinâmicos, que permitem várias combinações e a utilização de filtros para as consultas. Estamos disponibilizando cada vez mais informações para o cidadão, o que possibilita que ele acompanhe bem de perto a gestão pública. Isso demonstra que o GDF tem incrementado a transparência”, frisou o diretor de Transparência, da Subsecretaria de Prevenção da Corrupção (SUTPC), Edilson Felipe Vasconcelos.

 

Ainda de acordo com Edilson Felipe, houve melhorias na disponibilização do conteúdo e na usabilidade, o que tornou o acesso mais fácil. Além disso, as mudanças também atendem aos critérios de transparência da ONG Contas Abertas. Ele diz, também, que a página vai passar a exibir gráficos. Também será possível imprimir as informações consultadas. O novo layout é adequado para o acesso por dispositivos móveis, como celulares e tablets.

 

TRANSPARÊNCIA ATIVA– Para o Secretário de Transparência e Controle do DF, Mauro Noleto, o novo Portal da Transparência reforça o compromisso do GDF com a Transparência Ativa, que é a disponibilização de informações públicas de forma espontânea. O objetivo é que, no futuro, o cidadão não precisará mais solicitar qualquer dado ao governo.

 

“O novo Portal da Transparência do GDF foi idealizado para facilitar ainda mais o acesso dos cidadãos às informações que retratam a forma como o governo administra os recursos públicos e realiza a gestão das diversas áreas responsáveis pela execução de serviços e políticas públicas no DF. Com essa ferramenta, o GDF presta contas à sociedade, ao tempo em que conclama os cidadãos para também fiscalizarem a gestão pública, realizando o controle social. É, portanto, um compromisso com a democracia cumprido pelo poverno, mas é, também, uma medida que reforça o exercício da cidadania com responsabilidade, ou seja, facilita o acesso à informação confiável e íntegra para o legítimo e bem informado exercício da cidadania no Distrito Federal”, afirmou.

 

RENOVAÇÃO- O processo de mudança do Portal começou em agosto do ano passado. Esta é a segunda reformulação da página desde 2011, quando ela foi criada. Nesses três anos, o Portal da Transparência – que recebe, em média, 300 mil acessos por mês – se tornou referência nacional na disponibilização de informações públicas. “Temos um avanço em transparência e acessibilidade. O portal antigo cumpriu um papel importante e de forma eficiente. Mas as informações precisavam ser mais automatizadas e dinâmicas”, explicou a subsecretária de Transparência e Prevenção da Corrupção, Soraia Mello.

 

Ainda segundo Soraia, a mudança ocorreu por uma necessidade natural, pois a base de dados e o volume de informações disponíveis têm aumentado constantemente. “O nosso desafio era disponibilizar todo esse conteúdo em um layout leve. Chegamos a essa proposta que foi ao ar, que é mais moderna, com um design ao qual as pessoas estão mais familiarizadas”, acrescentou a subsecretária.

 

(A.F*)