11/05/2014 às 15:25, atualizado em 17/05/2016 às 14:47

Mães do Varjão são homenageadas com a entrega de novas geladeiras

Além dos equipamentos de refrigeração, foram entregues 1,5 mil lâmpadas de baixo consumo

Por Kelly Ikuma, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/GDF

BRASÍLIA (11/5/14) – A economia chegou na manhã do Dia das Mães à comunidade do Varjão. Neste domingo (11), 167 moradores da região foram contemplados com novas geladeiras e 1,5 mil lâmpadas de baixo consumo.

 

A iniciativa faz parte das atividades da 9ª edição do programa “GDF Junto de Você”, que estará até hoje no Paranoá para prestar serviços à população. Só neste fim de semana, foram entregues 817 equipamentos de refrigeração pelo programa “Cidadania com Energia”.

 

“É muito bom estar aqui dando esse presente a muitas mães do Varjão. Esse é um programa que visa à saúde e economia. Esse governo atende aqueles que mais precisam. A economia gerada por esses novos equipamentos dá para sustentar o equivalente à população do Gama durante um mês. Isso é cidadania. Pagar menos quem gasta menos”, afirmou o governador Agnelo Queiroz.

 

O governador ressaltou que todas as geladeiras recolhidas serão devidamente recicladas e que essa é uma ação da CEB que reflete diretamente no desenvolvimento da cidade. Agnelo citou ainda algumas conquistas da Região Administrativa, com os vários investimentos feitos pelo GDF nos últimos três anos, e anunciou novas obras.

 

“Hoje estamos agilizando obras de implantação de estacionamentos na área central da cidade. Outra obra é o aprimoramento do complexo esportivo, com a construção da quadra de areia com banheiros e vestiário. A construção do segundo acesso à cidade também está em andamento. Vamos continuar com esse diálogo com a população para sempre melhorarmos a qualidade de vida de todos os moradores”, informou.

 

O presidente da CEB, Rubem Fonseca, disse que será entregue ainda nesta gestão mais 11 mil geladeiras e 200 mil lâmpadas. “Esse programa está trazendo não apenas um presente, mas uma economia para a população. Os investimentos feitos por este governo estão tornando o sistema ainda mais seguro. Tivemos fortes chuvas, e o sistema está persistindo”.

 

Fonseca acrescentou que, no fim deste ano, a CEB entregará uma energia ainda mais segura “com essa grande revolução” e que já foram distribuídas 21 mil geladeiras e 400 mil lâmpadas nesses quatro anos.

 

A costureira Luzia Ogília da Silva, de 35 anos, foi a primeira a receber o novo equipamento. Com sua filha Clarissa de apenas um mês nos braços, a moradora não conteve as lágrimas com o presente.

 

“É muito gratificante receber essa geladeira ainda mais no Dia das Mães. Pretendo economizar pelo menos R$ 10 por mês, pois a minha antiga gastava muito. Com esse dinheiro poderei comprar mais coisas para a minha princesa”, declarou Luzia.

 

O PROGRAMA – O “Cidadania com Energia” é um programa que beneficia diretamente o trabalhador mais carente. Por meio do programa, a CEB substitui lâmpadas incandescentes por modelos econômicos e troca refrigeradores velhos por novos e de baixo consumo, o que resulta em uma conta de energia mais barata.

 

Os moradores contemplados na Região Administrativa foram identificados por agentes da CEB, que realizaram visitas técnicas às unidades consumidoras beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica. Apenas refrigeradores com mais de 10 anos de uso e considerados ineficientes, após inspeção técnica, são trocados.

 

(K.I./C.C.*)