22/05/2014 às 19:54

GDF inaugura viaduto do Expresso DF Sul na BR-040

Obra entregue à população nesta nesta quinta-feira faz parte do complexo que liga Santa Maria e Gama ao Plano Piloto

Por Alline Farias, da Agência Brasília


. Fotos: Brito

BRASÍLIA (22/5/14) – O vice-governador, Tadeu Filippelli, inaugurou nesta quinta-feira (22) um dos viadutos da Epia/BR-040, na altura do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). No trecho passam cerca de 70 mil veículos. A obra custou aproximadamente R$ 8 milhões e faz parte do complexo de viadutos do Expresso DF Sul, que liga Santa Maria e Gama ao Plano Piloto por meio de um corredor exclusivo utilizado por ônibus articulados, o BRT.

 

“Este aqui era um grande ponto de estrangulamento desta via, por causa de um cruzamento da BR-251 com a DF-003. Agora, com o viaduto, isso não vai mais existir. Com isso, damos um passo importante para eliminar um dos últimos gargalos da entrada sul de Brasília. Vamos diminuir aproximadamente 15 minutos de tempo no trânsito”, observou Filippelli.

 

Ao todo, a via tem 43km de extensão, por onde passará o Expresso DF. Na próxima semana mais um viaduto na mesma via será entregue. Para completar o trecho, ainda falta resolver dois pontos de retenção, segundo Filippelli: um na entrada de Santa Maria, onde há um posto fiscal, e outro na entrada do Plano Piloto. “Já estudamos a possibilidade de retirar o posto fiscal dali para amenizar o problema”, frisou o vice-governador.

 

EXPRESSO DF – A previsão de entrega de toda a via em funcionamento é para o início do próximo mês. O trecho do Expresso Sul entre Gama e Plano Piloto está em teste para a população, sem cobrança de passagem. “Como retiramos o retorno, com esses viadutos, ganhamos em tempo de viagem no Expresso Sul. Provavelmente, a partir de 4 de junho, já começaremos os testes no trecho Santa Maria – Plano Piloto”, destacou o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Fauzi Nacfur.

 

O Expresso DF utilizará veículos articulados, com capacidade para cerca de 160 passageiros, e biarticulados, que trafegarão nos horários de pico com uma capacidade de 200 passageiros. O tempo de viagem, que hoje é de 90 minutos, deve ser reduzido para 40 minutos quando o novo sistema estiver em plena operação. Ao longo do percurso, serão instaladas 15 estações com embarque em nível e 15 passarelas para maior segurança dos usuários. O projeto também contempla terminais de integração com os ônibus convencionais e metrô.

 

(A.F./C.C.*)