" /> ">

30/05/2014 às 16:02, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

Divulgados os vencedores do concurso de desenho “A Juventude do Campo Ligada na Transparência”

Premiação será na próxima terça-feira, durante a abertura do programa “Olho Vivo no Dinheiro Público”

Por Da Secretaria de Transparência e Controle


. Foto: Divulgação Ascom/STC

BRASÍLIA (30/5/14) – Foram escolhidos nessa quinta-feira (29) os vencedores do I Concurso Cultural de Desenho “A Juventude do Campo Ligada na Transparência”, promovido pela Secretaria de Transparência e Controle (STC), por meio da Subsecretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção (SUTPC), em parceria com a Secretaria de Educação (SEDF).

 

Uma comissão formada por três representantes da STC e três da SEDF foi a responsável pela escolha dos melhores desenhos. O primeiro colocado foi Wellington Ferreira de Souza, do Centro de Ensino Fundamental Nova Betânia, de São Sebastião. O estudante, a professora Estefânia Fernandes, que o orientou no trabalho, e a escola serão premiados, cada um, com um notebook, uma câmera fotográfica digital e um certificado de participação.

 

O segundo lugar ficou com Ana Jackeline Nascimento Pereira, do Centro de Ensino Fundamental Cerâmicas Reunidas Dom Bosco, de Planaltina. Ela foi orientada pela professora Leane Inácio de Macedo. Ambas receberão um iPod Nano 2GB, uma máquina fotográfica e um certificado de participação.

 

O estudante Jordan F. Freire, do CED Incra 8, de Brazlândia, foi o terceiro colocado. Ele e a professora Michelle Schimdt de Oliveira ganharão um aparelho de MP3 Player, uma máquina fotográfica e um certificado de participação.

 

Já Emanuelle Vieira de Souza, do Centro de Ensino Fundamental Boa Esperança, de Ceilândia; Rebeka Teles Maciel, do Centro de Ensino Fundamental Alta do Baixo, no Gama; e Elias Costa Avelar, do CED Incra 9, também de Ceilândia, receberão uma menção honrosa.

 

SOLENIDADE – A cerimônia de premiação será realizada na próxima terça-feira, 3 de junho, às 16h, durante a abertura do programa “Olho Vivo no Dinheiro Público”, evento de capacitação promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com a STC. A solenidade será realizada no Auditório do Tribunal de Contas do DF (TCDF), onde estarão presentes diversas autoridades.

 

Para a Coordenadora de Acesso à Informação da SUTPC, Rejane Vaz, é possível fazer um balanço positivo dessa primeira edição do concurso. “Foi um trabalho muito gratificante. Todos os desenhos recebidos tratam de transparência e controle social. Isso prova que o tema foi disseminado pelas escolas e professores e discutido pelos alunos. Era esse o nosso objetivo”, disse.

 

De acordo com a subsecretária de Transparência e Prevenção da Corrupção, Soraia Mello, a iniciativa será repetida no ano que vem, pois tem grande importância para a criação de uma cultura pelo acesso à informação na juventude. “De forma lúdica e leve, as escolas incluem em sua pauta este tema sério, atual e muito relevante para a melhoria das políticas públicas”, afirmou.

 

Essa foi a primeira edição do concurso, que surgiu com o objetivo de despertar o interesse pelo uso dos instrumentos de transparência e controle social. A participação foi focada nos estudantes do 9º ano do ensino fundamental das 75 Escolas do Campo da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.

 

(C.C*)