18/06/2014 às 14:33

Começa construção da Casa da Mulher Brasileira

Equipamento reunirá vários serviços de atendimento a mulheres em situação de violência

Por Da Redação, com informações da Secretaria da Mulher


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (18/6/14) – A construção da Casa da Mulher Brasileira do Distrito Federal já começou. O espaço funcionará no Setor de Grandes Áreas Norte (SGAN) 601, Lote J, na Asa Norte, em Brasília. No local, foi montado o canteiro de obras e iniciados os serviços de aterro. A previsão é que a inauguração ocorra no segundo semestre deste ano.

 

A Casa da Mulher Brasileira do DF é uma parceria entre a Secretaria da Mulher e a Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República (SPM-PR), por meio do programa Mulher, Viver sem Violência, do governo federal.

 

A Casa reunirá vários serviços de apoio às mulheres em situação de violência, como delegacia especializada, juizado e varas, defensoria, promotoria, equipe de atendimento psicossocial e orientação para emprego e renda.

 

A construção da estrutura física, que contará ainda com brinquedoteca, auditório, alojamento de passagem e espaço de convivência para as mulheres, é de responsabilidade da SPM-PR. Já a gestão ficará a cargo do GDF, por meio da Secretaria da Mulher, que cederá servidores e cuidará do fluxo de atendimento.

 

Ainda de acordo com programa Mulher, Viver sem violência, o governo federal construirá outras 26 Casas da Mulher Brasileira, uma em cada unidade da Federação. A do DF é a que se encontra em estágio mais avançado de implantação.

 

CONTRATO – O Banco do Brasil, que representa a SPM-PR na gestão e administração dos recursos para construção da Casa, assinou contrato, em 23 de maio último, com a JW Construções e Empreendimento Ltda. ? empresa de engenharia responsável pela construção da unidade na capital do país.

 

Campo Grande (MS) foi a segunda capital a definir a empresa responsável pela edificação da Casa da Mulher. Outra capital a finalizar o processo de licitação é São Luís (MA).

 

A Lei nº 12.865/13 autorizou a União a contratar o Banco do Brasil para atuar na gestão de recursos, obras e serviços de engenharia relacionados ao desenvolvimento de projetos e construção da Casa da Mulher Brasileira.

 

(J.S*)