28/06/2014 às 14:29

Secretaria da Criança é finalista no Prêmio Nacional de Participação Infantil

Projeto concorreu com outras 85 instituições de todo o Brasil

Por Da Redação, com informações da Secretaria da Criança


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (28/6/14) – O projeto de Escuta de Crianças para a Elaboração do Plano Distrital pela Primeira Infância, da Secretaria da Criança, é um dos seis finalistas, entre os 85 projetos inscritos de todo o Brasil, no primeiro Prêmio Nacional de Projetos com Participação Infantil. A iniciativa é do Centro de Criação da Imagem Popular, por meio do projeto Criança Pequena em Foco, com apoio da Fundação Bernard Van Leer, Instituto C&A e Rede Nacional Primeira Infância.

 

A próxima etapa da premiação consiste em visita técnica da Comissão Julgadora, composta também por crianças, às instituições selecionadas. Os vencedores serão anunciados em 5 de agosto, em evento no Rio de Janeiro.

 

“Para a Secretaria da Criança é muito importante a classificação como um dos finalistas. Sendo o único órgão público do DF a participar e ser escolhido, mostra a preocupação do GDF em investir em políticas públicas para as crianças, como o Plano Distrito pela Primeira Infância”, afirmou a Secretária da Criança, Eliane Cruz.

 

Além do projeto da Secretaria da Criança, também foram selecionados: Escola de Comunicação da Menina da do Sertão, da Fundação Casa Grande Memorial/CE; Escola de Ser, do Centro de Orientação em Educação e Saúde/GO; Memórias do Futuro – Olhares da Infância Brasileira, do Espaço Imaginário/MS; Ser Criança, do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento/MG; e Criança na RIO+20, da Fundação Xuxa Meneghel/RJ.

 

O objetivo do prêmio é fortalecer e disseminar práticas de participação infantil, inovadoras, eficazes, criativas e com impacto relevante. O prêmio pretende contribuir para difundir e estimular a efetivação do direito à participação infantil em múltiplos espaços sociais.

 

PRIMEIRA INFÂNCIA – No ano passado, a Secretaria da Criança construiu o Plano Distrital pela Primeira Infância com diversas secretarias do GDF, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil/DF, Sociedade de Pediatria do DF, instituições da Sociedade Civil, membros do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, além da população, por meio de consulta pública.

 

Mas o grande destaque da construção do documento foi a participação das maiores interessadas: as crianças. Ao todo, 90 meninas e meninos, moradores das cidades de Sobradinho, Planaltina, Itapoã, Asa Norte e Paranoá, contribuíram na elaboração do documento por meio de metodologia específica, com rodas de conversas, entrevistas, brincadeiras, oficinas lúdicas e fotografias.

 

Elas expressaram seus anseios e necessidades sobre diversos temas, como Família e Comunidade, Saúde e Alimentação, Brincar, Escola e Educação, Mídias e Tecnologias, além de Violência e Medos.

 

O projeto, do governo local, foi desenvolvido com as crianças da Casa de Ismael – Lar da Criança, parceira do projeto, assim como a Organização Mundial para Educação Pré-Escolar.

 

(J.P/J.S*)