7/7/14 13:05
Atualizado em 7/7/14 às 13:05

Arquivo Público do DF terá sede definitiva

Imóvel, cedido por meio de uma iniciativa da Casa Civil, conta com instalações adequadas para preservar acervo


. Foto: Divulgação APDF

BRASÍLIA (7/7/14) – A Casa Civil do Distrito Federal e a Secretaria de Planejamento e Orçamento firmaram acordo para a cessão de imóvel do GDF destinado à instalação definitiva da sede do Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF).

 

Localizado no Setor de Garagens Oficiais Norte (SGON), Quadra 5, Lote 23, o imóvel tem aproximadamente 38.458,88m² de área total. Desses, 9.918,44m² são de área construída, que inclui três blocos, entre outras edificações. O local está sendo parcialmente utilizado por setores da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e do Detran-DF.

 

Construído em 1997 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o imóvel a ser entregue em breve ao Arquivo Público possui características arquitetônicas adequadas para sediar suas instalações, como a sua localização favorável, que oferece a ambientação necessária para a preservação de acervos e o desenvolvimento das atividades técnicas, administrativas, culturais e educacionais.

 

O ArPDF é o órgão responsável pela coordenação e orientação de atividades de gestão documental desenvolvidas pelos órgãos e entidades da Administração Pública do DF, além de ser responsável pela implantação da política distrital de arquivos.

 

Outro fator importante para a instalação da sede definitiva do ArPDF no imóvel é o custo das adaptações que venham a ser necessárias para isso, pois serão menos onerosas que a construção de um novo prédio.

 

(C.C.*)