07/07/2014 às 13:05

Arquivo Público do DF terá sede definitiva

Imóvel, cedido por meio de uma iniciativa da Casa Civil, conta com instalações adequadas para preservar acervo

Por Da Redação, com informações do Arquivo Público


. Foto: Divulgação APDF

BRASÍLIA (7/7/14) – A Casa Civil do Distrito Federal e a Secretaria de Planejamento e Orçamento firmaram acordo para a cessão de imóvel do GDF destinado à instalação definitiva da sede do Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF).

 

Localizado no Setor de Garagens Oficiais Norte (SGON), Quadra 5, Lote 23, o imóvel tem aproximadamente 38.458,88m² de área total. Desses, 9.918,44m² são de área construída, que inclui três blocos, entre outras edificações. O local está sendo parcialmente utilizado por setores da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e do Detran-DF.

 

Construído em 1997 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o imóvel a ser entregue em breve ao Arquivo Público possui características arquitetônicas adequadas para sediar suas instalações, como a sua localização favorável, que oferece a ambientação necessária para a preservação de acervos e o desenvolvimento das atividades técnicas, administrativas, culturais e educacionais.

 

O ArPDF é o órgão responsável pela coordenação e orientação de atividades de gestão documental desenvolvidas pelos órgãos e entidades da Administração Pública do DF, além de ser responsável pela implantação da política distrital de arquivos.

 

Outro fator importante para a instalação da sede definitiva do ArPDF no imóvel é o custo das adaptações que venham a ser necessárias para isso, pois serão menos onerosas que a construção de um novo prédio.

 

(C.C.*)