21/07/2014 às 21:29

WhatsApp facilita trabalho investigativo da Polícia Civil

Há um mês em uso, ferramenta já recebeu mais de 100 denúncias e facilitou, inclusive, a prisão de cambistas na Copa do Mundo

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Mary Leal

BRASÍLIA (21/7/14) – A utilização do aplicativo WhatsApp para recebimento de denúncias pela Polícia Civil do Distrito Federal, que completou um mês de uso nesta segunda-feira (21), trouxe avanços significativos. Segundo dados oficiais, mais de 100 ocorrências foram registradas, incluindo o recebimento de vídeos que resultaram na prisão de aproximadamente 10 cambistas durante a Copa do Mundo.

 

“A Polícia Civil tem acompanhado o grande uso do WhatsApp pela população. Nossa ideia é aumentar o número de denúncias. A sociedade são os olhos e ouvidos da Polícia Civil. Precisamos dessa cooperação (da sociedade)”, destacou o diretor da Divisão de Comunicação da PCDF (Divicom), o delegado Paulo Henrique Alves de Almeida em entrevista à Agência Brasília.

 

O diretor enfatizou a importância dos recursos disponíveis na ferramenta. “Temos facilidades, como envio e compartilhamento de fotos e vídeos, o que não se consegue com uma ligação telefônica”, explicou. De acordo com ele, a ferramenta agrega valor, inclusive, pela facilidade em fazer a ocorrência.

 

“Na época de Copa, a população ajudou muito com o envio de vídeos mostrando onde os cambistas estavam posicionados, o que facilitou e muito as prisões”, detalhou Almeida.

 

Segundo o delegado, até mesmo o trabalho para identificar culpados de crimes contra a vida estão sendo intensificados. “Temos o caso de um homicídio, em Ceilândia, que está sendo apurado, e, graças ao WhatsApp, estamos com uma linha de investigação muito forte para descobrir a autoria”, detalhou.

 

UTILIZAÇÃO – O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana. Para registrar as denúncias, basta baixar o aplicativo no celular e adicionar o número (61) 8626-1197 na lista de contatos. Com isso, o interessado pode enviar a ocorrência, que pode estar acompanhada de um vídeo, foto, imagem ou outros recursos.

 

A Delegacia Eletrônica depura a informação e encaminha para a unidade da área competente para dar continuidade às investigações. A denúncia, assim como o 197, pode ser feita de maneira anônima.

 

“Fazemos um trabalho investigativo, por isso, em regra, recebemos informações para ajudar a solucionar casos de homicídio e roubo, registros de pessoas portando armas, locais em que ocorre tráfico de drogas, entre outros dados de possíveis crimes”, esclareceu o diretor.

 

Além do WhatsApp e do Disque-Denúncia (197), os denunciantes também podem optar por enviar mensagem para o e-mail: 197@pcdf.df.gov.br.

 

(A.S/J.S*)