31/07/2014 às 11:01

DF ganhará primeiro hospital veterinário público para cães e gatos

Obras foram iniciadas e o primeiro dos seis galpões deve ficar pronto ainda este ano

Por Alline Farias, da Agência Brasília


. Foto: Mary Leal

BRASÍLIA (31/7/14) – O Distrito Federal vai ganhar seu primeiro hospital veterinário público, que está sendo construído no parque Lago do Cortado, em Taguatinga Norte. O primeiro e maior dos seis galpões deverá ser inaugurado ainda este ano.

 

O atendimento será para cães e gatos, e a prioridade é para as famílias inscritas em programas de governo, organizações não governamentais e abrigos. A estimativa é que entre 80 e 100 consultas e procedimentos sejam realizados por dia nesta primeira fase e aumente para 600 quando todo o complexo estiver finalizado.

 

ATENDIMENTO – Quando estiver totalmente concluído, o hospital oferecerá atendimentos nas áreas de ortopedia, cardiologia, clínica médica, medicina de felinos, oncologia, dermatologia, endocrinologia, odontologia, patologia clínica, anestesia e cirurgia de tecidos moles.

 

“Teremos, também, um sistema de esterilização, que chamamos de castração, um dos atendimentos mais importantes e fundamento da criação do hospital”, citou o subsecretário de Saúde Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente, Luiz Maranhão.

 

O investimento total será de R$ 3 milhões, por meio de compensação ambiental. “Faz parte do pacote que revitalizou o parque, que já está beneficiando os humanos”, explicou Luiz Maranhão, citando, ainda, que o local foi escolhido para instalar o hospital porque é uma área atingida por animais domésticos que a invadem em busca de abrigo e acabam causando um desequilíbrio do parque.

 

(A.F./C.C*)