31/07/2014 às 21:47

Seops apreende doze mil mídias falsificadas

Cinco vendedores foram presos; um deles tinha mandado em aberto por pedofilia

Por Da Redação, com informações da Seops


. Foto: Paulo Ribeiro

BRASÍLIA (31/7/14) – Doze mil mídias falsificadas de músicas e filmes foram confiscadas nesta quinta-feira (31), na área central de Planaltina, durante operação da Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops). O material era oferecido em 11 bancas próximo a comércios e agências bancárias. Cinco vendedores acabaram presos. Um deles estava com mandado de prisão em aberto por pedofilia.

 

O caso foi verificado numa triagem realizada na Delegacia de Combate aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DCPim), para onde os outros quatro vendedores também acabaram conduzidos. O camelô que tinha mandado de prisão permanece preso. Com o acusado, os agentes encontraram 273 DVDs.

 

Agora, ele acumula na ficha criminal o delito de violação de direito autoral, que prevê pena de dois a quatro anos de prisão e pagamento de multa. Dos outros quatro presos, apenas um não possui passagem pela polícia. Para este, que comercializava 862 mídias, foi estipulada fiança de R$ 700.

 

O restante acumula até três passagens por falsificação de mídias. Cada um terá de pagar R$ 1,5 mil para responder em liberdade. Com eles a equipe recolheu 3.582 CDs e DVDs.

 

A maioria dos produtos, 7.283, acabou apreendida em bancas abandonadas. Os responsáveis pelo material fugiram quando perceberam a chegada da fiscalização.

 

SIA- Nesta quarta-feira, a Seops também localizou um ambulante que vendia 1.318 mídias numa banca improvisada próximo à Ceasa, no Setor de Indústria e Abastecimento. O homem tem passagem por homicídio.

 

No primeiro semestre do ano, foram presas 42 pessoas envolvidas na venda, distribuição ou fabricação de produtos falsificados. Cerca de 560 mil itens foram apreendidos em ruas e feiras, entre mídias, óculos, relógios e roupas.

 

Denúncias sobre a venda de produtos piratas podem ser encaminhadas pelos telefones 162 (Ouvidoria do GDF), 190 (Polícia Militar) ou 197 (Polícia Civil) ou, ainda, serem registradas no site www.seops.df.gov.br/ouvidoria.

 

(A.F/J.S*)