07/08/2014 às 15:21, atualizado em 17/05/2016 às 14:12

Estudantes do Brasília Sem Fronteiras traduzem material turístico do National Mall, em Washington

Textos em português serão distribuídos aos turistas

Por Da Redação, com informações da Assessoria Internacional


. Foto:Divulgação

BRASÍLIA (7/8/14) – Os estudantes dos Centros Interescolares de Línguas, que viajaram pelo Brasília Sem Fronteiras 2014 a Washington DC, traduzirão para o português o material explicativo do National Mall. O projeto, do professor Joseph Follman, consiste em disponibilizar textos em diferentes idiomas aos turistas que visitam os monumentos. Antes de traduzir o material, os jovens conheceram o local.

 

Os textos, que foram revisados em sala de aula quando os alunos fizeram apontamentos sobre os trabalhos uns dos outros, serão revistos ainda outras duas vezes: pelos estudantes de letras-tradução voluntários do projeto e, depois, por integrantes das embaixadas cuja língua oficial é o português.

 

“Este projeto está sendo desenvolvido desde outubro de 2013 e conta com a participação de estudantes de tradução de diferentes universidades de Washington DC. Todo o trabalho é voluntário, portanto, falta encontrar um patrocinador para pagar as impressões e inserir toda essa informação em um website: National Park Service, para ser disseminada ao máximo de pessoas possível”, explicou o professor Follman.

 

VOLUNTARIADO– As traduções foram desenvolvidas durante as aulas de engajamento cívico e, para o professor, este trabalho reforça a importância do voluntariado para o melhoramento de uma nação. “É uma aprendizagem que motiva os alunos a se engajar no projeto, sabendo que poderão ajudar milhares de pessoas a disseminar o conhecimento que antes era veiculado apenas em língua inglesa.”

 

Para o aluno Eduardo Ochetski, realizar este trabalho foi muito importante. “Achei interessante, pois é uma cidade turística e toda cidade deveria estar adaptada para receber pessoas do mundo inteiro. É uma forma, também, de nos engajarmos por meio do Brasília Sem Fronteiras na cidade onde estamos e levar a ideia para Brasília.”

 

A previsão é que o projeto termine em maio de 2015 e traga os créditos de participação dos estudantes do Brasília Sem Fronteiras.

 

NATIONAL MALL – O National Mall (em português, Passeio Nacional) é um amplo espaço a céu aberto compreendido entre o Capitólio e o Monumento de Washington, no centro administrativo de Washington DC. É uma longa praça constituída de jardins, chafarizes, árvores e dos principais monumentos da cidade, além de museus, galerias de arte, edifícios históricos, Jardim Botânico e memoriais.

 

(A.F/J.S*)