07/08/2014 às 13:41

Médicos atendem moradores de rua do DF

Pessoas carentes e usuários de drogas são o público-alvo; Consultório na Rua já fez 12,3 mil procedimentos este ano

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Mary Leal / Arquivo

BRASÍLIA (7/8/14) – Moradores de rua e dependentes químicos contam com atendimento médico especializado oferecido pelo Consultório de Rua. A equipe é composta por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo e técnicos de enfermagem. Os atendimentos das equipes acontecem de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h. A pessoa que desejar solicitar esse serviço também poderá ir ao Centro de Saúde nº 5, Centro de Saúde nº 6 e Centro POP (ver endereços abaixo).

 

“Além dos nossos Consultórios na Rua, também estamos atendendo até o final de setembro no projeto Tenda Viva, da Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social e Transferência de Renda (Sedest), instalado no Setor Comercial Sul desde julho. Até então, já atendemos cerca de 650 moradores de rua e usuários de drogas do ‘Buraco do Rato’ (Setor Comercial Sul) e suas imediações”, informou a gerente de Atenção à Saúde da População em Situação Vulnerável, Augusta Maria Barbosa.

 

ACOLHIMENTO – O serviço, prestado pela Secretaria de Saúde, fez, no primeiro semestre deste ano, 12,3 mil atendimentos no Plano Piloto, Ceilândia e Taguatinga. De acordo com a pasta, mais de 2,5 mil pessoas já foram beneficiadas.

 

“Em cada uma dessas três regiões nós temos uma equipe que faz busca ativa nos lugares onde há concentração de moradores de rua e usuários de álcool e outras drogas. Nós fazemos o acolhimento, aferimos pressão e glicose, e, se for constatado que a pessoa precisa de um atendimento especializado, encaminhamos para um hospital”, explicou Barbosa.

 

Endereços para solicitar atendimento:

– Centro de Saúde nº 5: QNM 16 Lote F- Ceilândia Norte

– Centro de Saúde nº 6: Setor C Sul, Área Especial nº 1- Taguatinga

– Centro POP: SGAS 903 Conjunto C- Asa Sul

 

(A.F/J.S*)