09/08/2014 às 19:20

Socioeducandos aprendem a fazer esculturas em alumínio

Oficina de escultura marca início de uma série de atividades culturais na Unidade de São Sebastião

Por Da Redação, com informações da Secretaria da Criança


. Foto:Divulgação

BRASÍLIA (9/8/14) – Durante todo o mês de agosto, a arte e a cultura passam a fazer parte da rotina diária dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação de São Sebastião (UISS). As atividades começaram no início da semana, com a Oficina de Escultura em Alumínio, mas os internos também participam de outras atividades, como teatro e até construção de uma biblioteca na unidade.

 

O artista plástico maranhense Zezão Miranda foi quem ministrou a primeira oficina. As aulas, com duração de uma hora, serão realizadas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre no turno contrário ao escolar. Inicialmente, serão quatro turmas com a participação de 15 a 20 alunos.

 

Durante a oficina, os adolescentes aprenderão as técnicas utilizadas pelo artista e poderão construir obras próprias. De acordo com a Secretaria da Criança do Distrito Federal, a ideia é apresentar a esses jovens, nesse primeiro momento, o universo das artes e despertá-los para um caminho que pode até se tornar uma carreira profissional no futuro.

 

“A oficina visa o aprimoramento e a percepção da cultura e da arte como formas de ressocialização e abertura de oportunidades de autonomia financeira e profissional”, explicou Renato Vilella, diretor da UISS.

 

De acordo com a secretária da Criança, Eliane Cruz, a ideia é sensibilizar outros artistas e artesãos para que levem projetos como este às demais unidades do sistema socioeducativo da capital do país.

 

“Queremos que as unidades de internação se tornem polos irradiadores de cultura, oferecendo a esses adolescentes experiências diferenciadas que muitos deles nunca tiveram oportunidade de vivenciar”, enfatizou.

 

EXPOSIÇÃO – Após as aulas iniciais, os adolescentes que demonstrarem mais interesse e aptidão para os trabalhos manuais terão a oportunidade de aprimorar as técnicas. “Acredito que em breve seja possível realizarmos uma exposição dos trabalhos, bem como a comercialização dos produtos”, avaliou o artista plástico Zezão Miranda.

 

(J.B/J.S*)