12/08/2014 às 11:03

Brasília teve 13,8 mil admissões no mercado formal no primeiro semestre deste ano

Capital foi a segunda cidade que mais contratou; Copa do Mundo foi uma das alavancas

Por Da Redação, com informações da ComCopa


. Foto: Mary Leal / Arquivo

BRASÍLIA (12/8/14) – A capital federal é a segunda cidade que mais contratou no primeiro semestre deste ano, segundo dados do Ministério do Trabalho. Foram 13,8 mil admissões no mercado formal. Apenas a cidade de São Paulo contratou mais no mesmo período.

 

O subsecretário de Atendimento ao Trabalhador e ao Empregador da Secretaria de Trabalho do DF, José Eduardo Correa, reconhece, nos dados do Ministério do Trabalho, um impacto positivo das obras para a Copa do Mundo. “Isso é reflexo dos investimentos públicos e privados, que prepararam Brasília para os megaeventos agendados até 2020”, avaliou.

 

Segundo ele, setores como construção civil, recepção turística e atendimento ao consumidor estão entre os mais beneficiados nos últimos dois anos.

 

A governanta Ritiane de Castro, 28 anos, foi uma das beneficiadas. Ela comanda há dois meses os serviços de um dos novos hotéis da capital e foi durante a Copa do Mundo que enfrentou o maior desafio desde que entrou para o ramo de hotelaria, em 2007: assumir a chefia de mais de 30 funcionários. “Nosso hotel começou a funcionar com lotação máxima, e eu estreei como chefe no mesmo dia. Foi uma loucura, mas deu tudo certo. Hoje, pensando nesses últimos dias, o sentimento é de muito orgulho”, relembrou.

 

TURISMO – Durante o Mundial, Brasília recebeu cerca de 633 mil turistas, sendo 488 mil internacionais. Cada visitante deixou na capital uma média de R$ 4 mil em gastos com hospedagem, alimentação e compras em geral.

 

Os hotéis da capital registraram lotação média de 80%, segundo dados da Secretaria de Turismo do DF.

 

O hotel em que Ritiane trabalha chegou a registrar 100% de ocupação, com disputas para os quartos com vista para o estádio Mané Garrincha.

 

“Fomos muito beneficiados pela infraestrutura da cidade. Ouvimos muitos elogios sobre a proximidade do estádio, e a facilidade em se locomover por Brasília”, contou Caroline Constantino, gerente de recursos humanos de uma rede de hotéis da capital que contratou 134 funcionários entre maio e julho, número superior ao total de trabalhadores contratados anteriormente.

 

LEGADO DURADOURO – O subsecretário José Eduardo Correa apontou desafios para os próximos anos no Distrito Federal: qualificar a mão de obra do Entorno e criar novas oportunidades para os trabalhadores altamente especializados que chegam à capital.

 

“O Qualificopa e a primeira etapa do Pró-Jovem foram um sucesso. Os cursos das Agências do Trabalhador e a Fábrica Social continuam funcionando, e novas iniciativas, como o Qualifica Grandes Eventos, já começam a ampliar estas oportunidades ainda mais”, enumerou.

 

(A.F/J.S*)