19/08/2014 às 15:49

Polícia Civil faz apreensão recorde de droga em operação interestadual

Quadrilha comandada de dentro de um presídio em Aparecida de Goiânia (GO) foi presa com 1,5 tonelada de maconha

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


. Foto: Hmenon Oliveira

BRASÍLIA (19/8/14) – A Coordenadoria de Repressão às Drogas (Cord) apreendeu, na noite dessa segunda-feira (18), 400kg de maconha. A ação fez parte da operação Tártaro, que durante quatro meses integrou as polícias civis do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Goiás e já havia capturado 1,1 tonelada no último dia 6 de agosto. A droga estava escondida no fundo falso de um caminhão carregado com 15 toneladas de milho.

 

Além da maconha, 22kg de cocaína, também ligada à quadrilha, foram apreendidos na cidade de Cidrolândia (MS). O somatório da carga (1,5 tonelada) é a maior apreensão já feita pela Polícia Civil do DF em uma mesma operação. Todo o entorpecente será incinerado e o milho, doado ao Jardim Zoológico, onde alimentará os animais por dois meses.

 

Vale destacar que no ano passado foi apreendida cerca de 1,5 tonelada de drogas apenas em investigações do Cord. Neste ano, a coordenadoria já tirou das mãos dos traficantes mais de 3,5 toneladas até este mês de agosto.

 

O líder do bando, Clodoaldo Antônio Felipe, o ‘Gasolina’, é uma espécie de discípulo de Leonardo Dias Mendonça, um dos maiores narcotraficantes presos no Brasil. Gasolina comandava via celular todo o esquema de dentro do complexo prisional de Aparecida de Goiânia (GO).

 

“Vamos solicitar à Justiça a imediata transferência desse detento para uma unidade de segurança máxima, onde ele fique isolado da possibilidade de contato com o mundo externo”, destacou o coordenador do Cord, delegado Rodrigo Bonach.

 

MAIS CINCO PRESOS – A operação Tártaro prendeu cinco pessoas ligadas a ‘Gasolina’. Em Ponta Porã (MS) estão detidos Joselaine Gomes Lourenço, a ‘Jose’, braço direito do líder da quadrilha; e um homem de codinome ‘Branquinho’. Gilberto Dembinski, o ‘Alemão’; e Aderci Divino do Carmo, o ‘Bodão’; encarregados de preparar os caminhões e gerenciar os negócios dos traficantes em Goiás, estão presos em Goiânia. Todos serão transferidos para o DF até o fim da semana. Em Brasília, por enquanto, está apenas o motorista do caminhão, Marcelo Pereira Amorim.

 

“Essa operação estabelece um novo paradigma na ação policial. O trabalho de investigação em conjunto com equipes de outros estados viabilizou a apreensão da droga e a prisão imediata de todos os envolvidos”, frisou Rodrigo Bonach.

 

Os seis acusados já tinham condenação por tráfico de drogas. No caso de ‘Gasolina’, a pena passa dos 40 anos de prisão. A quadrilha movimentava milhares de reais mensalmente, e a droga seria destinada ao DF, GO, MS e alguns estados do Nordeste.

 

(A.A./C.C*)