19/08/2014 às 16:25

Restaurante Comunitário do Sol Nascente fornecerá três refeições por dia

Unidade deve ficar pronta até o final do ano e, além do almoço, terá café da manhã e uma sopa ao final do dia

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


. Foto: Acacio Pinheiro / Arquivo

BRASÍLIA (19/8/14) – Ainda nesta semana deve ser divulgada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) a autorização para as obras de mais um Restaurante Comunitário. A unidade ficará em Ceilândia e atenderá os moradores dos condomínios Sol Nascente e Por do Sol. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), esse é um projeto-piloto, já que a unidade servirá três refeições por dia.

 

“Além do almoço, o usuário terá acesso a um café da manhã popular e a uma sopa no período noturno. Essas novas refeições vão ter o valor simbólico de R$ 0,50”, explicou o diretor de Acompanhamento de Contrato de Segurança Alimentar e Nutricional, Moreno Santiago, à Agência Brasília.

 

De acordo com Moreno, o café da manhã será composto basicamente por café, leite, pão com manteiga e uma fruta da estação. Eventualmente, biscoitos ou bolos podem compor a refeição. Já a sopa entra nos Programas de Desperdício Zero e de Reaproveitamento dos Alimentos, ou seja, as sobras ainda com qualidade do almoço comporão o alimento.

 

“Vai ser um restaurante instalado em uma área de grande densidade demográfica e com maioria da população de baixa renda. Com essa iniciativa, vamos garantir o direito da população ao acesso a uma alimentação de qualidade e balanceada”, destacou o diretor.

 

A previsão é que a unidade esteja em funcionamento até o final do ano, contabilizando, assim, o 14º Restaurante Comunitário do DF. Em relação aos números de refeições, espera-se que sejam servidos 1,5 mil cafés da manhã, 5 mil almoços e 3 mil sopas.

 

Para 2015, a Sedest pretende adotar um novo modelo em paralelo, as Cozinhas Comunitárias. A ideia é que esse equipamento seja móvel e com foco em públicos mais específicos, como moradores de rua e catadores, entre outros.

 

(A.A/J.S*)