21/08/2014 às 20:28

Corpo de Bombeiros inaugura novo quartel no Sudoeste

Unidade foi construída em área estratégica para garantir agilidade e reduzir o tempo de resposta aos atendimento

Por Johnny Braga, da Agência Brasília


. Fotos: Mariana Raphael

BRASÍLIA (21/8/14) – O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal inaugurou nesta quinta-feira (21) um novo quartel que foi construído em uma área estratégica no Sudoeste. O 46º Grupamento (GBM) garantirá atendimento amplo e rápido na região, além de atender outras áreas, como Cruzeiro, Octogonal e Setor Gráfico.

 

“Chegamos a esta área após um estudo que teve como objetivo diminuir o tempo de resposta das ocorrências. Chegou-se à conclusão que esta área é a que melhor atende as regiões da qual faz parte e a localização permite o apoio a outros quartéis, como o do SIA e o do Eixo Monumental”, destacou o major do 46º GBM André Barbosa à Agência Brasília.

 

As instalações são modernas e seguem um padrão internacional, que difere das unidades mais antigas. No DF, seis quartéis do mesmo modelo, de um total de 13, já foram entregues. Outros nove, com modelo maior, também estão em funcionamento.

 

AGILIDADE – Os atendimentos prestados nos novos quartéis ganham agilidade com a localização estratégica das unidades. Segundo o major André Barbosa, a chegada dos novos grupamentos reduz o tempo de resposta na demanda das ocorrências, ficando entre 5 e 10 minutos.

 

“Este grupamento atinge uma área grande e é, também, o mais próximo do Estádio Mané Garrincha. Além dessa localização, nossa equipe é treinada para lidar com vários tipos de ocorrência, como incêndios, salvamento e atendimento hospitalar”, explicou.

 

O GBM conta, ainda, com cinco viaturas – de um total de seis previstas – preparadas para atender vários tipos de ocorrência. Uma delas é equipada com escada magirus, outras duas atendem ocorrências de incêndios florestais e urbanos, e outras duas prestam socorro hospitalar e de salvamento.

 

A sexta viatura, que deve ser entregue nos próximos meses, atenderá salvamentos pesados e, também, casos de incêndios.

 

ECOLÓGICO – O novo grupamento tem sistema ecológico que capta água da chuva, placas geradoras de energia solar e geradores que alimentam o sistema de nobreak, que garante o abastecimento elétrico no interior do quartel mesmo com possíveis picos de energia.

 

A estrutura física possui uma academia de ginástica, que é importante para aprimorar o condicionamento físico dos militares.

 

Segundo o coordenador da academia, sargento Vanderlei Pedrosa, a preparação física é necessária para atender melhor a população. “Um bombeiro bem condicionado é mais ágil e tem capacidade de atender qualquer tipo de ocorrência. Assim, ganhamos tempo e agilidade em todos os serviços prestados à sociedade”, concluiu.

 

LEIA MAIS:

 

Águas Claras ganhará em breve quartel modelo dos bombeiros

 

(J.B/J.S*)