30/08/2014 às 13:14

Administração do Gama conclui limpeza de casa incendiada no Setor Oeste

Moradora seria portadora da Síndrome de Diógenes e provocou o incêndio acidentalmente

Por Da Redação, com informações da Administração Regional do Gama


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (30/8/14) – A limpeza de uma casa incendiada na Quadra 11 do Setor Oeste do Gama foi finalizada esta semana pela administração regional da cidade. A moradora do local, Nilda Batista de Souza, 77 anos, seria portadora da Síndrome de Diógenes, transtorno que leva o paciente a acumular objetos compulsivamente.

 

Segundo o gerente de promoção social, Elson Alquimin, foram retirados quase oito caminhões com lixo e entulho do local. “Nós designamos uma pessoa para acompanhá-la e fizemos a limpeza do local. Havia muito lixo mesmo. Ela mora sozinha, então nós ligamos para a Bahia em busca de algum familiar dela, mas não conseguimos encontrar ninguém”, explicou o assistente social.

 

A retirada dos entulhos contou com a participação efetiva de alguns reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap-DF). Eles se comoveram com a situação da senhora e fizeram amizade com ela. “Eu nem acredito que nós conseguimos tirar tanta coisa dessa casa. Havia muitos ratos também”, contou um dos jovens.

 

INCÊNDIO – “Eu acendi uma vela e comecei a catar pulga nos cachorros. De repente, o vizinho gritou: dona Nilda, a casa está pegando fogo”, contou a moradora.

 

Há cerca de oito meses, a senhora é acompanhada pelo Serviço Social da Administração em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social do Gama-DF (CREAS) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

 

(A.F/J.S)