02/09/2014 às 11:05

Pronatec abre 18 novos cursos no DF

Programa está com 688 vagas abertas em várias unidades

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


. Foto: F. Gualberto / Arquivo

BRASÍLIA (2/9/14) – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Governo do Distrito Federal disponibilizou mais 18 novos cursos gratuitos neste mês de setembro. A iniciativa é gerenciada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) do DF e, por esse motivo, o foco principal são os usuários que possuem inscrição no Cadastro Único e sejam beneficiários do Bolsa Família.

 

Agente de limpeza em aeronaves, manobrista de veículo de passeio, cambista de sistema de telecomunicações, entre outros, são exemplos de alguns dos novos cursos que estão com vagas disponíveis. Para os interessados em realizar sua inscrição ou saber quais outras capacitações estão disponíveis em sua região, basta procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência ou ligar no 3348-5052.

 

“Essa modalidade do Pronatec já certificou cerca de 2,3 mil pessoas para o mercado de trabalho no DF. Atualmente, 688 vagas estão abertas e nossa perspectiva é que possamos abrir mais cerca de 2 mil vagas até o final do ano”, destacou uma das responsáveis pela Gerência de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, Fernanda Martins.

 

Entre os cursos disponibilizados pelo Pronatec da Sedest, os mais procurados são auxiliar administrativo, cabelereiro e eletricista. Vale destacar que as instituições responsáveis por realizar as atividades têm reconhecimento nacional, como o Instituto Federal de Brasília, Senat, Senac e Senai, entre outros.

 

Existem outras modalidade de Pronatec no Distrito Federal, como aqueles ofertados pelas secretarias de Educação, da Criança, do Trabalho e do Turismo, além de alguns ministérios. “A diferença para o programa executado pela Sedest é o público-alvo. No nosso caso, o foco são os beneficiários do Bolsa Família”, destacou Fernanda Martins.

 

PROGRAMA – O Pronatec foi criado pelo governo federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. A Sedest já ofertou mais de 10 mil vagas desde 2012, em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), com carga horária mínima de 160 horas.

 

Aproximadamente 80% do público atendido pela Sedest é formado por mulheres, pois é o público que o Centro de Referência de Assistencia Social (Cras) mais atende.

 

Saiba mais sobre os novos cursos ofertados aqui.

 

(A.A/J.S*)