10/09/2014 às 14:33

Brasília ganha Batalhão de Policiamento Turístico

Sessenta e seis policiais passaram por instrução técnica de capacitação e já se preparam para compor um grupamento específico para o setor

Por Da Secretaria de Turismo


. Foto:Divulgação

BRASÍLIA (10/9/14) – Os turistas e visitantes que vierem a Brasília poderão ser atendidos por um grupo de polícia especializada. Foi retomado, nessa terça-feira (9), o Policiamento Turístico do Distrito Federal, subordinado ao Batalhão de Policiamento Ambiental. O anúncio foi feito na Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Turismo do DF (Condetur).

 

O grupo, cujas funções eram exercidas pelo Grupamento de Policiamento Turístico (GEPTUR), é atualmente formado por 66 policiais que iniciaram uma nova formação preliminar de 40 horas, ministrada pelo Núcleo de Ensino do Batalhão Ambiental, em parceria com a Secretaria de Turismo e Projetos Especiais do DF na última semana.

 

“Tive a oportunidade de visitar alguns países onde quase 100% do turismo é ligado à área ambiental. Portanto, esses temas estão mais do que ligados”, destacou o comandante do Batalhão Ambiental, coronel Ribas.

 

“O ambiente não é só natural. Existe o ambiente social, o ambiente de trabalho, e outro aliado forte é o policiamento na área rural, que foi entregue ao Batalhão Ambiental em setembro passado e é um sucesso”, relembrou Ribas.

 

Inicialmente, os policiais atuarão nos Setores Hoteleiros Norte e Sul, Rodoviária Interestadual, Aeroporto Internacional de Brasília e Eixo Monumental.

 

No próximo ano, o quadro será ampliado e chegará a contar com 100 policiais especializados nas demandas turísticas. O projeto final, já aprovado pelo comando da instituição, é transformar o Batalhão em um novo Comando, desta vez, definitivo e com cerca de 140 integrantes.

 

“As atividades policiais no âmbito do turismo já foram exercidas pelo GEPTUR, mas o grupo foi dissolvido em vários momentos. Agora, resolvemos torná-lo permanente, o que demonstra que essa iniciativa se tornou uma prioridade”, concluiu o comandante.

 

“É um ganho para o Setor Hoteleiro, pois vai dar uma sensação de segurança para os hóspedes, que poderão caminhar à noite numa cidade tão linda”, comentou a presidente da Associação Brasiliense de Turismo Receptivo (Abare), Beatriz Borges.

 

(A.S/J.S*)