11/09/2014 às 15:16

Torneio de equitação para pessoas com deficiência nesta sexta

Promovido pela PMDF, evento contará com cem participantes em duas categorias e está abert à comunidade

Por Samira Pádua, da Casa Civil


. Foto:Brito/Arquivo

BRASÍLIA (11/9/14) – O 13º Torneio Brasiliense de Equitação Especial, voltado a pessoas com deficiência, ocorre nesta sexta-feira (12), a partir das 8h, na sede do Regimento de Polícia Montada da PMDF (RPMon). O evento visa promover a aproximação entre os diversos centros de equoterapia do Distrito Federal e Entorno.

 

Ao todo, serão 100 participantes, entre crianças, jovens e adultos, que concorrerão em duas categorias (passo e trote), subdivididas em níveis. Observando-se a regulamentação de cada prova, o terapeuta ou o instrutor poderá acompanhar o atleta dentro da pista.

 

“Esta é uma oportunidade de integrar todos os centros que desenvolvem esse brilhante trabalho capaz de resgatar e aperfeiçoar, do ponto de vista físico e mental, pessoas debilitadas. Isso engrandece e aproxima a Polícia Militar e a sociedade”, explicou o comandante do RPMon, tenente-coronel Leandro Arthur Schweitzer.

 

Haverá troféus e medalhas para o primeiro colocado de cada nível e medalhas de participação para todos os atletas. Além disso, um troféu será destinado ao centro que apresentar a melhor torcida. “A ideia é homenagear todos os praticantes, porque entendemos que só em chegar aqui eles já são vencedores”, explicou Schweitzer.

 

O torneio da PMDF, realizado em parceria com a Associação do Planalto de Equoterapia Amigos do Cavalo, integra o 29º Concurso de Saltos Coronel Rabelo, evento cuja programação teve início nesta quinta-feira (11) e irá até sábado (13), como parte das comemorações dos 32 anos do RPMon.

 

PLANO – O projeto de equoterapia da PMDF é um dos 35 presentes no Plano Distrital de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência – Viver sem Limite DF. Lançado em 2013, o plano é coordenado pela Casa Civil do DF e pela Secretaria de Justiça (Sejus) e visa qualificar as políticas de inclusão que garantem os direitos das pessoas com deficiência.

 

“As pessoas com deficiência devem ter a oportunidade de desenvolver suas potencialidades, e um evento como este engrandece esse propósito. É um prestígio para a Casa Civil ver que projetos como o da equoterapia colaboram para uma vida melhor”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil do DF, Swedenberger Barbosa.

 

O programa, exercido por meio do Regimento de Polícia Montada, é realizado desde 1993 e emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais. Trata-se de um método terapêutico e educacional com abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, que busca o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. Em duas décadas de funcionamento, foram atendidas mais de mil pessoas.

 

SERVIÇO:

13º Torneio Brasiliense de Equitação Especial

Data: sexta-feira (12/9)

Horário: a partir das 8h

Local: Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar do Distrito Federal – DF-075, Km 8, Área especial 1, Granja Modelo, Riacho Fundo I

 

(J.S*)