15/09/2014 às 14:47

Seminário discute igualdade racial

Evento é voltado a professores e profissionais da Atenção Básica que atuam ativamente no Programa Saúde na Escola

Por Da Redação, com informações da Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial


. Foto: Hmenon Oliveira / Arquivo

BRASÍLIA (15/9/14) – A Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal, em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria Nacional de Juventude, realizará, nesta  terça (16) e quarta-feira (17), o II Seminário “Construindo uma educação para a igualdade racial”.

 

O evento tem o objetivo de dar continuidade ao processo formativo efetivado entre o Programa Saúde na Escola-PSE e o Plano Juventude Viva, que tem como foco o enfrentamento à violência contra jovens negros, o contingente populacional que mais morre no país, entre 15 e 29 anos, em decorrência de causas externas.

 

O PSE é um espaço privilegiado para as práticas de promoção da saúde e de prevenção de agravos e de doenças, contribui para o fortalecimento do desenvolvimento integral e propicia o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

 

Nessa perspectiva o PSE e o Plano Juventude Viva vêm trabalhando no sentido de articular a efetiva execução da Lei nº 10.639/2003, que institui nos currículos escolares o ensino da África e Cultura Afro Brasileira, e de fomentar a perspectiva de uma representação positiva da identidade negra, projetos de vida e autoestima.

 

No primeiro semestre de 2014, foi realizado o I Seminário: “Construindo uma educação para a igualdade racial”, que teve como enfoque a formação de gestores. Já esse segundo seminário é voltado para o público de professores e profissionais da Atenção Básica que atuam ativamente no PSE.

 

O evento acontecerá das 9h às 18h, na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Distrito Federal – EAPE.

 

Confira aqui a programação completa.

 

(M.D*)