16/09/2014 às 15:50

Polícia apreende 108 mil maços de cigarros contrabandeados

Pena de envolvidos pode chegar a cinco anos de prisão sem direito a pagamento de fiança

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


. Foto: Mariana Raphael

 BRASÍLIA (16/9/14) – Em operação que contou com a participação da Receita Federal, a Polícia Civil do DF prendeu dois envolvidos em contrabando de cigarros. A dupla mantinha dois depósitos, nos quais foram recuperadas 215 caixas com um total de 108 mil maços de cigarros. Um carro, que servia para transporte do material, também foi apreendido.

 

“Os depósitos ficavam em Águas Lindas (GO), mas a mercadoria abastecia o comércio no Sol Nascente, parte de Ceilândia e algumas quadras de Brazlândia”, destacou o delegado-chefe da Delegacia de Combate aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DCPIM), Luiz Henrique Dourado Sampaio.

 

Domingos Vieira Moreira, de 42 anos, e um segundo elemento identificado apenas como Erasmo estão presos. A fiança é de R$ 30 mil, mas o delegado destacou que o crime pode ser enquadrado em legislação como contrabando internacional, o que o transforma em inafiançável; a pena, que é de 2 a 4 anos, pode subir para cinco se o crime for assim qualificado.

 

“Alertamos aos comerciantes que adquirem esses produtos que eles também incorrem no mesmo crime de contrabando, sem falar na questão da receptação”, esclareceu Luiz Henrique Dourado Sampaio.

 

A Receita Federal ainda prevê uma multa, neste caso, de R$ 217 mil pela mercadoria contrabandeada, que será destruída posteriormente. O carro apreendido irá para um depósito.

 

“É compromisso da Receita Federal o combate a esse tipo de crime, e sempre que possível, iremos atuar em conjunto com a Polícia Civil na solução desses casos”, explicou a auditora fiscal Flávia Veloso, lamentando o fato de “30% do cigarro vendido no país ser fruto de contrabando”.

 

(A.A./M.D.*)