17/09/2014 às 18:12

Governo lança Plano Distrital para Mulheres e Lei Maria da Penha em braille

Primeiros exemplares estarão disponíveis no 3º Salão de Negócios da Acessibilidade, Reabilitação e Inclusão Social, e, posteriormente, seguem para consulta em diversos pontos do DF

Por Da Redação, com informações da Secretaria da Mulher


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

 BRASÍLIA (17/9/14) – A Secretaria da Mulher lançará nesta sexta-feira (19), às 16h, a versão em braille da Lei Maria da Penha e do I Plano Distrital de Políticas para as Mulheres (I PDPM). Os primeiros exemplares estarão disponíveis para consulta de 19 a 21 de setembro, no 3º Salão de Negócios da Acessibilidade, Reabilitação e Inclusão Social, no Pátio Brasil.

 

“Ao lançar a versão em braille dos documentos, a Secretaria da Mulher dá mais um passo para defender, democratizar e concretizar os direitos das mulheres no Distrito Federal, ao mesmo tempo em que atende algumas das 310 ações do I PDPM, como ampliar a difusão da Lei Maria da penha com enfoque para as mulheres com deficiência”, avaliou a secretária da Mulher, Valesca Leão.

 

Após o lançamento, exemplares de ambas as publicações estarão disponíveis para consulta nas secretarias da Mulher; de Cultura; de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania; e de Educação. Esta última usará o material para apoiar atividades direcionadas aos alunos da modalidade Educação Especial e no CEEDV – Centro de Ensino Especial de Deficiência Visual, no Conselho de Pessoas com Deficiência (CODED) e na Biblioteca Braille Dorina Nowill, em Taguatinga.

 

“Certamente, esta integração entre diversos órgãos do Poder Executivo, com a finalidade de articular políticas, programas e ações, beneficiará não apenas as mulheres com deficiência – ao proporcionar condições adequadas para a sua participação nas discussões sobre as políticas públicas – mas toda a sociedade que luta pela equidade de gênero”, disse Sandra Di Croce Patricio, subsecretária de Políticas para as Mulheres da SEM-DF.

 

Inclusão social – O lançamento da Lei Maria da Penha e do I PDPM em braille ocorrerá no auditório 2 e será seguido de uma palestra sobre os avanços da Lei Maria da Penha com o psicólogo e servidor da Secretaria da Mulher Carlos Coelho. Toda a estrutura do evento será montada na área externa do Pátio Brasil Shopping. A entrada é franca.

 

Durante os três dias, a Secretaria da Mulher estará com um estande na feira. No espaço, será possível também conferir os bordados, as tapeçarias e as bijuterias produzidas pelo Grupo de Apoio às Mulheres Atingidas pela Hanseníase (GAMAH). O grupo é formado por 40 pessoas, desde pacientes, ex-pacientes e alguns familiares que, naturalmente, são afetados pelo problema social da hanseníase.

 

Serviço

O quê: Lançamento da Lei Maria da Penha e do I Plano Distrital de Políticas para as Mulheres (I PDPM) em braille

Quando: 19 de setembro, às 16h

Onde: 3º Salão de Negócios da Acessibilidade, Reabilitação e Inclusão Social, na área externa do Pátio Brasil

 

(M.D.*)