18/09/2014 às 12:41

Circuito de Oficinas no Jardim Botânico ensina a fazer miniterrários

Curso, gratuito, contou com participação de 20 pessoas

Por Alline Farias, da Agência Brasília


. Foto:Mary Leal

BRASÍLIA (18/9/14) – Uma tarde em contato com a natureza e aprendizado. Assim foram os dois encontros do I Circuito de Oficinas, promovido pelo Jardim Botânico de Brasília. O último, realizado nessa quarta-feira (17), ensinou técnicas de elaboração de miniterrários e contou com a participação de 20 pessoas.

 

“Eu já fazia vasinhos de planta em casa, mas nunca tinha feito em vidro e vim aprender. Estou adorando”, disse a servidora pública Patrícia Paula Gonçalves, que soube da oficina por uma amiga. “Ainda achei ótimo ser aqui no Jardim Botânico, um lugar lindo, onde adoro trazer meus filhos”, completou.

 

Cada participante levou seu vidro e, ao final, mostraram criatividade e delicadeza na produção. Apesar de uma maioria feminina, a oficina também atraiu homens, como o servidor público Wilson Roberto da Silva, 53 anos. “Na minha casa não tem plantas, e vi nessa oficina a oportunidade de levar uma para casa. Espero que essa inspiração continue e eu faça outros miniterrários”, destacou.

 

A oficina atraiu, inclusive, crianças. Os irmãos Lucas e Tiago Gomes, de 12 e 11 anos respectivamente, participaram, acompanhados dos amigos botânicos Patrícia Monah, 28, e Hugo Teixeira, 26. “É a primeira vez que faço um terrário e estou achando uma experiência interessante. Com certeza vou fazer muitos mais em casa”, contou, empolgado, o pequeno Lucas.

 

APROXIMAR O PÚBLICO – Segundo a diretora-adjunta do Jardim Botânico e ministrante das oficinas, Aline de Pieri, a ideia do I Circuito de Oficinas surgiu com o objetivo de atrair o público para o parque e oferecer a essas pessoas uma tarde agradável. “É um meio de interagir com a natureza. E eles saem daqui com um ser vivo, com terrário produzido por eles e que terão de cuidar”, frisou.

 

Uma turma de servidores do Senado Federal também participou das oficinas. “Temos lá um programa chamado Senado Verde, que proporciona coisas desse tipo. Então participei e vou levar meu terrário para o trabalho e dividir o conhecimento. Temos lá uma horta e quem sabe não fazemos um terrário de cheiro verde”, sugeriu uma das servidoras do órgão, Patrícia Cunha, 51 anos.

 

A primeira oficina aconteceu na semana passada. Os participantes aprenderam técnicas de pintura e decoupage em vidro, para confecção de luminárias, e de aromatização de resíduos vegetais para confecção de pot-pourri (aromatizador). Todas foram gratuitas. Cada aluno precisou levar apenas seu próprio material e pagar a entrada do Jardim Botânico.

 

“Ainda não temos outras oficinas programadas, mas temos a intenção de fazer. Vai depender da aceitação do público, que parece estar sendo boa”, observou Aline de Piere. Ao final da última oficina, os alunos deixaram como sugestão que o próximo curso tenha com temática central as orquídeas.

 

(A.F/J.S*)