29/10/2014 às 16:12

Operação Tiradentes investiga desvios em instituição da PMDF

Ação visa cumprir 20 mandados de busca e apreensão e também realizar a condução coercitiva de oito suspeitos

Por Da Redação, com informações da PCDF


. Foto: Pedro Ventura

BRASÍLIA (29/10/14) – A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (29) operação que investiga desvios de recursos da Caixa Beneficente da Polícia Militar do DF (Cabe/PMDF) realizados por seus dirigentes. A ação visa cumprir 20 mandados de busca e apreensão, além da condução coercitiva de oito suspeitos.

 

A chamada Operação Tiradentes faz menção ao patrono da Polícia Militar e é resultado de investigações da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Deco) e do Ministério Público. Ao todo, 160 policiais civis cumprem os mandados de busca e apreensão no DF e em Caldas Novas (GO).

 

Entre as fraudes encontradas está a aquisição e venda de produtos de forma irregular, entre elas a compra de botas e coturnos. Pelas normas da Cabe, o produto só poderia ser vendido para associados, porém alguns calçados foram adquiridos por uma papelaria na Estrutural utilizando a matrícula de um policial militar associado.

 

Também houve o pagamento de R$ 84 mil em nome de uma empresa situada em Goiânia (GO), que afirmou desconhecer essa transação. Além disso, há indícios contundentes da contratação superfaturada de uma empresa de consultoria que, apenas em 2012, totalizou mais de 1,5 milhão de transações.

 

A Cabe também passou a investir em um empreendimento em Caldas Novas (GO), tendo se tornado sócia dele e investido pelo menos R$ 6,5 milhões. O que chamou a atenção nessa parceria é que a caixa beneficente entrou nela sem que ela ou que a empresa sócia tivesse capacidade econômica para asua realização.

 

O inquérito policial para apurar as condutas aparentemente criminosas na Cabe foi instaurado em 17 de junho deste ano. A instituição, que conta com 22 mil associados que contribuem cada um com taxa mensal de 2,5% do salário mínimo, tem a finalidade de instituir e/ou administrar os benefícios assistenciais dos associados.

 

(K.I./C.C*)