06/11/2014 às 14:36

Quartel do Corpo de Bombeiros é inaugurado em São Sebastião

Expectativa do governo é entregar mais quatro unidades até o fim do ano

Por Kelly Ikuma, da Agência Brasília


. Foto: Acácio Pinheiro

 BRASÍLIA (6/11/14) – São Sebastião ganhou, nesta quinta-feira (6), um quartel do Corpo de Bombeiros nos mesmos moldes dos outros nove já inaugurados no Distrito Federal. O 17º Grupamento do Batalhão Militar contará com 110 militares, que atuarão em combate a incêndios, salvamentos e atendimentos pré-hospitalares. Foram investidos R$ 2,9 milhões.

 

“Estamos realizando um sonho da comunidade. O antigo quartel era obsoleto e não comportava as demandas crescentes. Esse agora é moderno e proporciona atendimento rápido. Esse é o nono equipamento e vamos inaugurar mais quatro até o próximo mês, serão 13 no total”, ressaltou o governador Agnelo Queiroz.

 

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF, coronel Hamilton Santos, afirmou que esse é um ótimo presente em comemoração aos 50 anos de implementação da corporação em Brasília. “Gostaríamos também de agradecer a esse governo pela contratação de 1,3 mil profissionais e da autorização de concurso para a inclusão de mais 700.”

 

O quartel contará com cinco viaturas, dentre elas, de resgate, de salvamento, ambulância, de combate a incêndio florestal e autobomba tanque. Em São Sebastião, são registrados, em média, 20 atendimentos por dia. Acidentes automobilísticos e atendimentos a grávidas em trabalho de parto são as ocorrências mais recorrentes.

 

ESTRUTURA – O quartel oferece instalações modernas com iluminação natural, alojamentos confortáveis, reutilização de águas, ar condicionado, gerador de energia, sistema de nobreak, monitoramento por câmeras, placas de aquecimento solar e salas de aula e de convivência. Todas seguem um padrão internacional que difere das unidades mais antigas.

 

O espaço conta, também, com sistema de acionamento específico de viaturas para cada tipo de guarnição, som ambiente, cabeamento lógico estruturado, portões com acionamento por controle remoto, elevador para portadores de necessidades especiais, cobertura de policarbonato e telhas isotérmicas para evitar superaquecimento, dentre outras tecnologias.

 

(K.I./M.D*)