11/11/2014 às 14:42

Casa da Mulher Brasileira do DF será inaugurada em dezembro

Com mais de 60% da construção concluída, local integrará serviços de apoio às vítimas de violência

Por Kelly Ikuma, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/GDF

 BRASÍLIA (11/11/14) – As mulheres em situação de violência no Distrito Federal poderão contar, até o fim do ano, com a segunda unidade do Brasil da Casa da Mulher Brasileira, que está com mais de 60% da construção concluída. O governador Agnelo Queiroz fez questão de visitar as obras, na manhã desta terça-feira (11), em companhia da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República (SPM-PR), Eleonora Menicucci.

 

“Aqui as vítimas de violência terão a proteção integral do estado para defender seus direitos. O DF, que já tinha posição de destaque em relação às políticas voltadas para a mulher, ficará ainda melhor com esse reforço. E para oferecer um serviço qualificado, cada área treinará seus servidores nesse novo formato de atendimento antes mesmo da inauguração”, ressaltou o governador.

 

Esses centros, que serão inaugurados em todas as outras 26 capitais brasileiras, integrarão serviços de apoio às vítimas, como delegacia especializada, juizado e varas, defensoria, promotoria, equipe de atendimento psicossocial e orientação para emprego e renda. O projeto é uma parceria entre a SPM-PR, por meio do programa Mulher, Viver sem Violência e o GDF.

 

“Fico feliz em ver o andamento articulado aqui no DF por que estou acompanhando todas as obras no Brasil. É animador quando você vê essa casa já erguida. Essa é a segunda que iremos inaugurar. A primeira é em Campo Grande, na primeira semana de dezembro, e essa, no final. São casas que retratam a política pública do nosso governo para mulheres no enfrentamento à violência”, afirmou Eleonora Menicucci.

 

De acordo com ela, nove unidades no Brasil – além do DF – já estão em andamento, como em Campo Grande, Vitória, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, São Luiz, Maceió e Boa Vista. “Essa casa tem o princípio de acolher a mulher de forma integrada e universal, respeitá-la, promover seus direitos, prevenir futuras violências e libertá-la desse ciclo”, finalizou a ministra.

 

O espaço, de responsabilidade da SPM-PR, contará com brinquedoteca, auditório, alojamento de passagem e espaço de convivência. Já a gestão ficará a cargo do GDF, por meio da Secretaria da Mulher, que cederá servidores e cuidará do fluxo de atendimento. Nessa fase da obra, iniciada em junho deste ano, já foram concluídas a alvenaria das paredes e a estrutura do telhado, que está quase pronta.

 

(K.I./M.D*)