12/11/2014 às 18:25

Jovens da Unidade de Internação de São Sebastião iniciam curso de informática pelo Pronatec

Certificação em operador de computador dura 160 horas 

Por Da Secretaria da Criança


. Foto: Hmenon Oliveira / Arquivo

 BRASÍLIA (12/11/14) – Vinte adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação de São Sebastião – UISS -, iniciaram esta semana o curso de operador de computador, oferecido pelo Serviço Nacional da Indústria (Senai), como parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

 

Durante as 160 horas/aula, os estudantes aprendem a instalar e a configurar sistemas operacionais, aplicativos de escritório e periféricos e a organizar a entrada e a saída de dados em sistemas de informação, seguindo procedimentos técnicos de qualidade e normas de segurança da informação.

 

De acordo com Leandro Navarro, chefe de Atividades Psicopedagógicas da UISS, cursos como esse são essenciais na ressocialização dos adolescentes não apenas pelo aspecto da formação profissional, mas por trabalharem questões como responsabilidade, compromisso e disciplina. “Sem dúvida é uma oportunidade de mudança na vida desses adolescentes e de suas famílias”, afirmou.

 

A maioria dos inscritos tem 16 ou 17 anos e pouco conhecimento de informática. Navarro conta que eles estão muito entusiasmados com as portas que podem se abrir a partir dessa capacitação. “Com um certificado de peso no mercado de trabalho, como o do Senai, eles têm a perspectiva de uma carreira profissional após o cumprimento da medida socioeducativa”, ressaltou.

 

Ao final do curso, os alunos receberão certificado expedido pelo Senai de Taguatinga e um auxílio estudantil de cerca de R$ 320. O incentivo é referente à ajuda oferecida pelo Pronatec aos estudantes para despesas como transporte e alimentação. Como os socioeducandos cumprem medida em regime de internação, o valor correspondente será entregue para as famílias após a conclusão do curso.

 

Novas turmas do curso de operador de computador estão previstas para o primeiro semestre de 2015, totalizando mais 40 vagas.

 

(M.D*)