28/11/2014 às 17:24

Mané recebe visita de pacientes em ressocialização

Estádio foi visitado por participantes do programa de ressocialização de pessoas com transtorno mental

Por Da Secretaria de Turismo e Projetos Especiais


. Foto: Lula Lopes

 BRASÍLIA (28/11/14) – João (nome fictício), 35 anos, pisou pela primeira vez no antigo Mané Garrincha em 2002 para assistir a um jogo entre Vasco, time preferido, e Paraná. Nesta semana, 12 anos depois, surpreendeu-se com a nova arena brasiliense. “Legal. Achei tudo bonito, principalmente o gramado. Valeu a pena”, disse. Para Pedro (nome fictício), 43 anos, a experiência também foi inesquecível: “É muito bonito. Queria conhecer onde a Seleção Brasileira jogou”.

 

João e Pedro são pacientes do Instituto de Saúde Mental (ISM) do DF e visitaram o estádio com um grupo de internos acompanhados por psicólogos. A visita faz parte do programa de ressocialização daqueles que estão há muito tempo isolados do convívio com a sociedade devido ao tratamento.

 

Imaginário – De acordo com o psicólogo Demétrius França, professor do Instituto Federal de Brasília (IFB), o Mané Garrincha permeia o imaginário desses pacientes com transtornos mentais. “Muitos dos que não foram às duas visitas que fizemos à Água Mineral e ao Zoológico fizeram questão de vir aqui. Eles ficaram curiosos para ver o local que recebeu os jogos da Copa do Mundo”, afirmou.

 

Também psicólogo, Carlos Frederico de Macedo Coelho explica que visitar locais públicos, como estádio, faz parte do trabalho com a comunidade para quebrar estigmas e paradigmas em torno da doença mental. “Precisamos romper preconceitos. O grande público não está acostumado a lidar com isso”, comentou.

 

O IFB é um órgão de ensino e pesquisa do governo federal e tem parceria com o GDF no atendimento feito no Instituto de Saúde Mental, que fica no Riacho Fundo.

 

Aberto ao público – Desde abril de 2011, antes mesmo da inauguração, o Mané Garrincha oferece visitas agendadas. Já passaram pela arena alunos dos ensinos básico, fundamental e médio; estudantes de graduação em arquitetura e engenharia, além de moradores das regiões administrativas do DF que participaram do programa GDF Junto de Você. Aos sábados, o estádio é aberto ao público com visitas guiadas. Oportunidades que levaram mais de 17 mil pessoas a conhecerem a arena.

 

Serviço:

Visitas agendadas: As instituições (escolas e empresas) interessadas nas visitas em grupo agendadas (realizadas apenas durante os dias úteis) devem encaminhar a solicitação para o e-mail estadio.visitas@gmail.com. Os pedidos serão atendidos de acordo com a disponibilidade do estádio.

 

(M.D*)