02/12/2014 às 21:11

PMDF combate criminalidade com tecnologia de ponta

Equipamento Flir, instalado em aeronaves, facilita localização de pessoas e veículos

Por Da PMDF


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (2/12/14) – A Polícia Militar emprega tecnologia de ponta em suas missões de combate à criminalidade no Distrito Federal. Uma dessas ferramentas é o Flir, abreviação da expressão “foward looking infrared”, que significa “olhando adiante com infravermelho”. O recurso está disponível nas aeronaves do Batalhão de Aviação Operacional (Bavop).

 

O equipamento permite a formação de imagem a partir da emissão de raios infravermelhos do calor de corpos ou objetos. A tecnologia é empregada para filmar e gravar as imagens e encaminhá-las à Central de Comando e Controle da Ciade (Central Integrada de Atendimento e Despacho). Dessa forma, é possível, por exemplo, identificar alvos escondidos em matas, veículos que recentemente acionaram seus motores, movimentação de pessoas e animais à noite, além de fazer leitura aproximada de placas de veículos.

 

A eficiência do dispositivo foi comprovada durante a operação Caçador 2, realizada no último domingo (30) no Incra 9. A ação contou com o apoio aéreo e teve como saldo a apreensão de cinco armas de fogo e a recuperação de um veículo roubado. Graças ao Flir, a escuridão não prejudicou a ação da PM e o apoio aéreo pôde coordenar as equipes em terra e alcançar o sucesso na operação.

 

(C.C*)