05/12/2014 às 15:46

Leonardo Bessa é o novo procurador-geral de Justiça do DF

Chefe do MPDFT afirmou que o diálogo entre os Poderes vai ser prioridade no seu mandato de dois anos

Por Kelly Ikuma, da Agência Brasília


. Foto: Glaucya Braga/GDF

BRASÍLIA (5/12/14) – O Distrito Federal tem novo procurador-geral de Justiça. Trata-se do promotor Leonardo Bessa, que foi empossado nesta sexta-feira (5) na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Seu mandato vai até dezembro de 2016. A cerimônia foi acompanhada por diversas autoridades, entre elas o governador Agnelo Queiroz e o governador eleito, Rodrigo Rollemberg.

 

Bessa afirmou que o diálogo entre os Poderes será prioridade em seu mandato. “No âmbito interno vou estruturar melhor o MP e procurar estabelecer uma harmonia entre os colegas. No âmbito externo vou priorizar as áreas de serviços públicos como saúde, educação, transporte coletivo. Isso por meio de muito diálogo, mas sempre sem perder a independência funcional do MP”, ressaltou.

 

O procurador-geral disse, ainda, que aproveitará sua experiência na defensoria do consumidor para assumir esse novo desafio. “Penso que sempre podemos dialogar, ver os conflitos em diversas perspectivas e somente em uma situação limite levar a questão para o Judiciário. Sempre priorizar o diálogo, até porque os órgãos públicos, em regra, possuem interesse comum, que é a defesa da sociedade”, concluiu.

 

Primeiro procurador-geral nascido e criado em Brasília a assumir o cargo, Leonardo Bessa estudou na UnB e é professor de Direito do Consumidor em curso de pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas e examinador da banca de concurso para ingresso na carreira de promotor de Justiça do MPDFT. Promotor de Justiça desde 1991, ele é autor de seis livros voltados para os direitos e defesa do consumidor.

 

(K.I./C.C*)