08/12/2014 às 14:08

Operação envolve forças de segurança de 12 estados e Distrito Federal

Ideia de ação que aconteceu neste fim de semana é inciar o processo de integração permanente das polícias Militar, Civil, Rodoviária e Federal

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Segurança Pública


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

 BRASÍLIA (8/12/14) – O Ministério da Justiça coordenou, neste fim de semana, a Operação Brasil Integrado, que reuniu 12 estados da Federação e o Distrito Federal. O objetivo é iniciar o processo de integração permanente das polícias Militar, Civil, Rodoviária e Federal.

 

A operação envolveu cerca de 20 mil agentes de diversas forças de segurança. A iniciativa ainda pretende combater o crime organizado, fiscalizando fronteiras, estradas, portos e aeroportos.

 

A ação teve como ponto central os Centros Integrados de Comando e Controle, criados para a Copa do Mundo. Atualmente, existem 12 centros em nível regional, montados em cada uma das cidades sede que receberam a competição, e dois em nível nacional, em Brasília e no Rio de Janeiro. O objetivo do MJ é que todos os estados tenham um centro para facilitar o trabalho integrado. A primeira operação como essa ocorreu mês passado e envolveu 20 estados.

 

Participação do DF – A Secretaria de Segurança Pública (SSP) coordenou a participação do Distrito Federal nessa operação, por meio do Centro de Comando e Controle Regional, que funciona na sede da SSP, na Central Integrada de Atendimento e Despacho.

 

Mais de mil agentes foram empregados na ação, que realizou cerca de três mil abordagens a pessoas e cerca de 900 a veículos. Foram realizadas 91 prisões e quatro apreensões (menores). Cinco armas de fogo e cerca de 6 quilos de entorpecentes foram apreendidos.

 

(M.D.*)