11/12/2014 às 13:14

Seminário debate violência familiar

Evento é gratuito e será realizado nesta sexta-feira (12)

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Justiça


. Foto: Hmenon Oliveira / Arquivo

BRASÍLIA (11/12/14) – A Subsecretaria de Proteção às Vítimas de Violência (Pró-Vítima), da Secretaria de Justiça, promove, nesta sexta-feira (12), o III Seminário Nacional dos Direitos Humanos das Vítimas de Violência. O evento reunirá, no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, especialistas e as parcelas da sociedade preocupadas com a violência no Brasil.

 

O grande desafio do evento, que este ano entra em sua terceira edição, é dar visibilidade aos direitos humanos do grande contingente de vítimas ocultas da violência – os familiares e amigos das vítimas e a sociedade como um todo, que sofrem os efeitos dos danos causados pelos crimes, mas não são contabilizados nas estatísticas.

 

Este ano, o seminário contará com o lançamento do livro Por que cresce a violência no Brasil?, dos cientistas políticos e especialistas em segurança pública e estudos sobre violência Luís Flávio Sapori e Gláucio Ary Dillon Soares. O livro custa R$ 30.

 

As inscrições para participar do seminário são gratuitas e podem ser feitas no blog www.provitima.blogspot.com.br. Maiores informações pelos telefones 2104-1934 ou 2104-1953, ou pelo e-mail provitima.sejus15@gmail.com.

 

PROGRAMAÇÃO

13h30: ABERTURA

14h: PAINEL 1

A vítima, essa desconhecida!

José Muiños Piñeiro Filho, desembargador do TJRJ, membro da Comissão de Juristas responsável pela reforma do Código Penal.

A vítima no Código Penal Brasileiro

Fabiana Costa Barreto, Promotora de Justiça, conselheira do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.

 

15h30: PAINEL 2

Violência familiar e seus reflexos sociais

Theresa Karina de Figueiredo G. Barbosa, Juíza de Direito do TJDFT

A violência sexual contra crianças e jovens

Thiago Pierobom, Promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual do MPDFT.

 

17h: PAINEL 3

Os desafios e os avanços no atendimento multidisciplinar às vítimas de violência

Cristiane Pereira, diretora do Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), de São Paulo, e Valéria de Velasco, subsecretária de Proteção a Vítimas de Violência da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do DF.

 

18h: PAINEL 4

Por que cresce a violência no Brasil?: palestra e lançamento do livro, de autoria dos cientistas políticos e escritores Gláucio Ary Dillon Soares e Luís Flávio Sapori.

 

(A.F*)