Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
17/12/2014 às 13:48
Pesquisa revela que a cidade foi uma das capitais que mais se desenvolveu no setor de Turismo em 2014
BRASÍLIA (17/12/14) – A capital federal avançou três pontos no índice de competitividade nacional e subiu para a oitava posição no ranking das cidades mais bem-sucedidas no Turismo brasileiro. A variação na análise feita pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e com o Sebrae Nacional, coloca Brasília entre as capitais que mais se desenvolveram no setor no último ano.
Os bons resultados foram alcançados, principalmente, por aspectos como Monitoramento – que passou de 54,5 (2013) para 71,4 (2014) – e Marketing e Promoção – com variação de 54,9 (2013) para 62,8 (2014). No índice geral, a capital contabilizou 75,2 pontos, apenas sete pontos abaixo da primeira colocada.
“Tivemos um grande salto no Monitoramento por conta da complementação e sistematização das pesquisas do Observatório do Turismo. Somente no primeiro semestre de 2014, fizemos quase a mesma quantidade de estudos que foram realizados no ano anterior. Isso demonstra que a equipe já está familiarizada com a ferramenta e que o destino está mais atento às necessidades de mercado”, avaliou o secretário de Turismo e Projetos Especiais do Distrito Federal, Luis Otávio Neves.
A análise do aspecto de Marketing e Promoção levou em consideração a participação em férias nacionais e internacionais, meios de comunicação oficiais, realização de press trips e famtours, lançamento de aplicativos para celulares e tablets e melhoria dos Centros de Atendimento ao Turista.
Para o índice geral, o estudo avaliou também a evolução dos destinos na infraestrutura geral, qualidade de acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos, políticas públicas, cooperação regional, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais.
Índice – O índice de Competitividade do Turismo Nacional é monitorado desde 2008 pelo Ministério do Turismo, Fundação Getúlio Vargas e Sebrae Nacional. De acordo com o ministro do Turismo, Vinicius Lages, o índice permite avaliar, ano a ano, a capacidade de um destino de se superar e alcançar níveis cada vez mais significativos de desenvolvimento.
Este ano, o Brasil obteve os melhores resultados da série histórica. Em uma escala de 0 a 100, a média geral dos destinos monitorados foi de 59,5 pontos. As capitais obtiveram 68,2 pontos, e os demais municípios 53,4 pontos em média.
(M.D.*)