22/12/2014 às 10:57

PMDF dá dicas para quem vai viajar e deixar a residência sozinha

Principal recomendação é que os moradores não deixem pistas de que não há pessoas no imóvel, além de reforçar a segurança

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Acacio Pinheiro / Arquivo

BRASÍLIA (22/12/14) – Quem vai viajar com toda a família e deixar a casa sem ninguém para vigiar deve tomar algumas precauções. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) destaca que a principal orientação é que os responsáveis deixem a casa de maneira que pareça estar ocupada por pessoas, bem como aumentar a segurança do imóvel.

 

“Nós recomendamos que o morador deixe a luz acessa, de preferência com o uso de temporizador, para que a iluminação fique intermitente e não permanente. A luz ligada todo o tempo se torna um indício de que os donos não estão por perto”, orientou o capitão da corporação, Michello Boeno.

 

Segundo o militar, os donos também devem cancelar a entrega de jornais e revistas para que não fiquem acumulados na entrada da casa, além de desligar a campainha ou redirecioná-la para a residência de um vizinho de confiança. “A dica também serve para o telefone residencial, já que a ligação pode ser transferida para outro número que possa ser atendido”, disse Boeno.

 

O capitão enfatizou que os donos podem contar com a ajuda dos moradores próximos. “Quem vai viajar pode deixar um vizinho a par da situação para que dê uma olhada na casa, mas tem que ser alguém de confiança para não ter surpresas desagradáveis ao retornar. Pode ser um amigo ou parente também”, disse.

 

Antes de deixar a residência, os moradores devem verificar a segurança do imóvel. O melhor é optar por muros altos com grades na frente da casa que permitam parte da visualização interna. “Se alguém pular para dentro do loca, ninguém irá ver se a casa for toda fechada”, explicou o capitão.

 

Além disso, o dono deve ver se tem falha de segurança como janelas sem grade, portas fracas e chaves externas que não sejam modelo tetra. “Os bandidos procuram facilidade. Dificilmente, tentarão arrancar uma grade ou uma barreira reforçada”, comentou o policial.

 

Outra dica repassada pelo capitão é não informar pelas redes sociais que vai viajar ou postar fotos durante a viagem. “Muita gente tem acesso a essas informações, o que pode chamar a atenção de meliantes para entrar e furtar a residência”, alertou.

 

AMPLIE A SEGURANÇA – O policial disse que se pode, ainda, instalar cerca elétrica, câmeras de monitoramento, alarmes e outros equipamentos, principalmente para quem habita em moradias tipo casa, porque os apartamentos normalmente contam com sistema de segurança do prédio e o porteiro que é um vigia.

 

As pessoas que optarem por instalar sistemas de segurança com câmera devem prezar por equipamento com alta qualidade. As filmagens de baixa qualidade dificultam a identificação do suspeito nas filmagens e, em alguns casos, não dá para distinguir nem a cor da roupa do indivíduo.

 

O capital destacou que, de 3 de dezembro a 10 de janeiro, mil homens reforçarão segurança com duplas conhecidas como “Cosme e Damião”. Os policiais ficarão próximos aos comércios e agências bancárias, locais em que há a maior ocorrência de crimes.

 

“Recomendamos que as pessoas não levem muito dinheiro em mãos, usem mais o cartão de crédito, evitem andar com sacolas e levar bolsa, mochila na parte da frente, assim como a carteira e celular dentro do bolso da frente da calça também. O melhor é evitar locais de grande movimento por causa dos furtos”, finalizou

(*)